Excelentíssimo Senhor Vice-Presidente da República General Hamilton Mourão;
Em vosso nome saúdo todas as autoridades, presentes.
Estimadas empresas associadas da ABIMDE,
Senhoras e Senhores,
Nós, dos Conselhos Diretor e Fiscal da ABIMDE, estamos felizes e honrados em recebê-los nesta tarde para esta cerimônia em que somos empossados. A presença dos senhores e das senhoras sinaliza e reforça a importância estratégica que a Defesa e a Segurança Nacional possuem para o projeto de um país próspero, ordeiro e soberano.
A Defesa e a Segurança são mais do que proteger o que nos é querido, significa também permitir o novo.
O Proteger possui diversas dimensões, como as expressas na soberania nacional, na capacidade dissuasória, na proteção de recursos e riquezas, na proteção da sociedade, no combate à violência urbana e rural, e na garantia das liberdades individuais.
Da mesma forma, o Permitir o Novo possui também diversas expressões. Para uma nação pacífica como a nossa, são aquelas que traduzem o incremento de nosso soft-power e a projeção de força, como, por exemplo, por intermédio da participação em missões de paz e operações de busca e resgate internacionais.
Porém, no eixo do Novo, o principal desdobramento de Defesa e Segurança é na geração de riquezas em torno do avanço tecnológico, onde a tríplice hélice indústria, Estado e academia cumpre um papel propulsor do desenvolvimento e do progresso do nosso país.
Se por um lado a Proteção é objetivo desejado, e alcançável com trabalho sério por qualquer nação livre, democrática e respeitadora da ordem internacional e dos direitos humanos, lograr o Novo não é para todos.
Não existe grande nação sem uma base industrial de defesa pujante, base essa que é decisiva na projeção de força, no desenvolvimento econômico e na liderança tecnológica.
Ao longo dos tempos, a nossa indústria de defesa e segurança já provou inúmeras vezes a sua capacidade de inovar e de entregar produtos e serviços em igualdade com o que há de melhor do mundo.
Grandes faróis como ENGESA, IMBEL, EMBRAER, AVIBRÁS, ENGEPRON e CBC, dentre outras, são provas, em diferentes épocas, de que na parábola do peixe e da pesca, podemos ser os mestres que projetam as varas de pescar!
Neste contexto, a ABIMDE vem há 34 anos congregando centenas de empresas e instituições nacionais que participam de uma ou mais etapas de pesquisa, desenvolvimento, produção e de apoio logístico de produtos e serviços de Defesa e Segurança.
Assumimos hoje, para o triênio 2019-2021, a direção da ABIMDE, com a certeza de que: um país soberano e próspero, um segmento de Defesa e Segurança pujante e gerador de riquezas e uma associação ativa e altiva são indissociáveis entre si.
Estabeleceremos metas visando à integração das cadeias produtivas e ao adensamento tecnológico dos produtos e serviços de Defesa e Segurança objetivando o aumento da competitividade no mercado internacional, o que certamente resultrá na geração de divisas com empregos de qualidade.
Almejamos que as Forças Armadas, os Órgãos de Segurança Pública e demais Entes de Estado, encontrem na ABIMDE um parceiro isento, consistente, transparente e com conhecimento de causa.
As nossas queridas associadas encontrarão na ABIMDE um ambiente democrático, fraterno, e compromissado com a promoção e o apoio aos interesses comuns de cada uma de suas congregadas.
Meus amigos e minhas amigas, nesta missão, contem não somente comigo e meus companheiros de diretoria, mas também com o competente e prestativo corpo executivo da ABIMDE.
Muito obrigado por abrilhantarem esta cerimônia com a vossa presença e vamos ao trabalho em prol da tríplice hélice: indústria, Estado e academia irmanados para o desenvolvimento do nosso amado Brasil!