Os iminentes desafios gerados pelo uso da Inteligência Artificial e seu impacto na ordem global serão tema de discussão de um painel da XX Conferência do Forte, o maior fórum de segurança internacional da América Latina, que chega a sua 20ª edição em 2023 e acontece nos dias 1 e 2 de junho no Museu do Amanhã, no Rio.
O encontro vai abordar questões como o impacto da Inteligência Artificial nas crescentes rivalidades internacionais e nas negociações de acordos de não proliferação nuclear; o estabelecimento de regulamentações que permitam a inovação tecnológica e que mitiguem questões éticas e morais; a garantia do desenvolvimento soberano das tecnologias de Al em um ambiente internacional instável; e de que forma a Europa e a América Latina podem responder a este iminente processo.
A Diretora da Autoridade Nacional de Proteção de Dados (ANPD), Miriam Wimmer, certificada como especialista em proteção de dados pessoais pela International Association of Privacy Professionals (CIPP/E), será uma das palestrantes. Serap Güler, Membro do Comitê de Defesa do Grupo Parlamentar da CDU/CSU no Parlamento Federal Alemão, e Juha Heikkilä, Conselheiro para Inteligência Artificial na Direção‑Geral das Redes de Comunicação, Conteúdos e Tecnologias da Comissão Europeia, também participam. Antônio Jorge Ramalho, professor da Universidade de Brasília (UnB) e especialista em Segurança Internacional e Defesa nacional, será o moderador do painel, intitulado “A Ordem Global em transformação na era da Inteligência Artificial: desafios e perspectivas”.
“À medida que as mudanças de poder internacionais continuam a alterar a ordem geopolítica e alguns poderes optam por invadir seus vizinhos, é cada vez mais importante que a Europa e a América Latina colaborem para uma ordem do futuro baseada em regras”, afirma Serap Güler sobre o assunto do painel.
A 20ª edição da Conferência do Forte terá como tema este ano a “Ordem Global em Transformação: diante da Tempestade Perfeita”. O evento é uma iniciativa da Fundação Konrad Adenauer (KAS-Brasil), em parceria com o Centro Brasileiro de Relações Internacionais (CEBRI) e apoio da Delegação da União Europeia no Brasil. As inscrições gratuitas para o evento, que também terá transmissão online ao vivo, estão abertas em https://forte.avscvirtual.com.br.