O crescente investimento do setor público em videomonitoramento e a consolidação do conceito de cidades inteligentes – que aposta em soluções para resolver problemas cotidianos dos municípios – aumentou a busca pelo setor de segurança eletrônica. O novo cenário exige a atualização constante sobre novas tecnologias e o debate sobre a sustentabilidade do ecossistema de inovação nacional. Nesse sentido, o Congresso Abese será palco do lançamento do Programa Terra2 Inova, apresentado hoje durante o evento.
O programa é considerado uma Plataforma de Inovação de Internet das Coisas brasileira e implementadora de centros de competências para tecnologias habilitadoras de Internet das Coisas, previsto no Artigo 6 do Programa Brasileiro de Internet das Coisas, instituído pelo decreto Decreto Nº 9.854, de 25 de junho de 2019. O programa é resultado do engajamento entre diversas entidades, como a Abese, o Fórum Brasileiro de IoT, com o apoio do MCTIC, Governo do Estado, entre outros.
Com a presença das autoridades municipais, estaduais e federais, o Congresso Abese reúne autoridades de órgãos públicos, profissionais do segmento de tecnologia, empreendedorismo, gestores de segurança privada e pública, docentes e pesquisadores para debater sobre o futuro da cadeia de segurança eletrônica.
Fundada em 1995 a ABESE é uma associação empresarial de âmbito nacional e sem fins lucrativos, representante das empresas de sistemas eletrônicos de segurança, que lidam com diversos tipos de tecnologias disruptivas como leitores faciais, rastreadores, videomonitoramento, controles de acesso, o que envolve portarias remotas, dentre outros recursos voltados para a otimização da segurança, promovendo segurança inteligente.