Willian Cavalcanti
O Centro Gestor e Operacional do Sistema de Proteção da Amazônia (Censipam) lançou nesta semana, em Porto Velho (RO), o aplicativo Radares da Amazônia, que permite visualizar, em tempo real, imagens de radares meteorológicos das principais cidades da Amazônia Legal.
Com a ferramenta, o usuário pode visualizar a movimentação das formações de nuvens instantaneamente. O aplicativo Radares da Amazônia traz uma animação das últimas cinco imagens captadas pelo radar, proporcionando melhor compreensão do avanço das condições de tempo.
Utilizando o GPS do celular, é possível saber se a chuva está vindo em direção ao usuário. É possível escolher o raio de abrangência do radar e utilizar imagens de satélite como fundo, o que facilita a localização espacial.
“O aplicativo é uma ferramenta muito útil tanto para a população que vive na Amazônia quanto para os órgãos que atuam na região, especialmente na época das grandes chuvas e cheia”, afirmou Mário Fraga, responsável pelo desenvolvimento do aplicativo e servidor do Centro Regional do Censipam em Porto Velho.
Os radares têm raio de 250 km e estão localizados em 10 municípios da Amazônia Legal: Boa Vista (RR), Cruzeiro do Sul (AC), Macapá (AP), Manaus (AM), Porto Velho (RO), Santarém (PA), São Gabriel da Cachoeira (AM), São Luís (MA), Tabatinga (AM) e Tefé (AM).
O aplicativo “Radares da Amazônia” está disponível nas lojas digitais Play Store e App Store.
App Store: