Entre outros produtos dedicados ao aprimoramento tecnológico e preservação de vidas na segurança pública, empresa apresenta ao público o TASER 10 e as soluções da Dedrone, dedicadas à interceptação de drones
A Axon, líder global em tecnologias de segurança pública dedicada a proteger vidas por meio de soluções inovadoras, participa do 4º Congresso de Operações Policiais – COP Internacional, que ocorre entre 16 e 18 de outubro na capital paulista. O evento reúne autoridades e profissionais de Segurança Pública e Defesa de todo o país com o objetivo de discutir a adoção de soluções tecnológicas menos letais no combate ao crime.
Conhecida por suas câmeras corporais, dispositivos de incapacitação neuromuscular TASER e plataformas de gerenciamento de evidências, a Axon está transformando a forma como as forças de segurança operam, tornando-as mais eficazes e transparentes na minimização de confrontos diretos.
Durante o COP Internacional, o público poderá ver, na prática, como é o funcionamento do TASER 10, um dispositivo de incapacitação neuromuscular com alcance de 13,7 metros e capacidade para disparar até 10 projeteis. Além disso, os visitantes poderão experimentar simulações de cenários complexos, como interações com pessoas com transtornos mentais em momentos de crises, que são usadas em treinamentos de agentes de segurança pública para aprimorar táticas de abordagem em tais situações.
“As soluções da Axon protegem a integridade física de agentes da lei e cidadãos, proporcionando mais oportunidades para neutralização de ameaças, ao mesmo tempo em que reduzem o risco de lesões graves. Estamos sempre em constante desenvolvimento de nossos programas de realidade virtual que diminuem significativamente os custos de treinamento das forças de segurança, capacitando os agentes e estimulando o desenvolvimento de habilidades como comunicação e empatia”, afirma Arthur Bernardes, Diretor Nacional da Axon no Brasil.
Os treinamentos em realidade virtual são grande facilitadores da expansão de oportunidades formarmativas, já que podem ser realizados em qualquer lugar. Assim, as agências policiais podem capacitar seus agentes de forma descentralizada e sem a necessidade de esforços de organização de ações coletivas para todo o contingente. Além disso, a solução também se destaca por possibilitar o aperfeiçoamento prático sem disperdício de materiais. “Enquanto alguns equipamentos demandam uso de munição real para que os policiais aperfeiçoem suas técnicas, com as simulações do nosso treinamento, os policiais exercitam o uso do TASER sem efetivamente utilizar o dispotivo durante os exercícios”, explica o executivo.
A Dedrone, líder mundial em segurança de espaço aéreo contra drones, é outro destaque que a Axon levará para a COP Internacional, graças à parceria firmada entre as duas empresas neste ano. A empresa é especialista em tecnologia avançada para detecção, rastreamento, identificação e mitigação de drones, cujo objetivo é conscientizar a população sobre o uso responsável do espaço aéreo. A Dedrone está integrada ao ecossistema de soluções conectadas de segurança pública da Axon. Essa poderosa combinação oferece a empresas, forças e agências de segurança pública ferramentas ainda mais robustas para proteger a população e infraestruturas críticas de ameaças crescentes de drones, ao mesmo tempo em que avança o programa Drones como Primeiros Respondentes (DFR) da Axon.
O Axon Fusus, um ecossistema de inteligência equipado com tecnologia avançada e ferramentas de análise de dados, é outro destaque da empresa no COP Internacional. Com um centro registro de crimes na nuvem, a solução permite que equipes de campo monitorem incidentes em tempo real, oferecendo uma visão unificada de monitoramento e resposta para situações críticas. O sistema pode integrar várias fontes de dados, como câmeras, sensores, feeds de redes sociais e outras informações, proporcionando uma visão abrangente e imediata das atividades criminais em andamento ou emergências.
Ao oferecer uma única interface para a segurança pública, o Axon Fusus estimula o aprimoramento das equipes de campo e o esforço proativo de prevenção de crimes e incidentes graves. A solução, que chega ao Brasil durante o evento, já é utilizada em 250 cidades dos Estados Unidos.
O Axon Evidence também estará presente no COP Internacional. Esta solução facilita o recolhimento de dados e simplifica a gestão de evidências digitais, com armazenamento de vídeos de terceiros e um fluxo de trabalho robusto para redação e transcrição, além de trilhas de auditoria em um único sistema baseado em nuvem. As conhecidas câmeras de mão, Axon Body 4, capturam evidências de forma mais eficaz e transmitem vídeo ao vivo, aumentando a segurança e a conscientização em cada situação, garantindo ao mesmo tempo transparência e responsabilidade.
Além de conhecer mais sobre as soluções inovadoras e tecnológicas da Axon, os participantes do COP Internacional terão acesso exclusivo aos especialistas da marca, promovendo uma imersão nas soluções Axon e expandindo o debate sobre prevenção à vida.
Serviço:
Evento: Congresso de Operações Policiais – COP Internacional 2024
Data: 16 a 18 de outubro de 2024
Local: São Paulo Expo – Rodovia dos Imigrantes, 1,5 km – Vila Água Funda, São Paulo-SP.