Mariana Alvarenga E Margareth Lourenço
O Ministro da Defesa, Walter Souza Braga Netto, detalhou o apoio que as Forças Armadas prestam ao enfrentamento à pandemia provocada pelo novo coronavírus, desde o começo do ano passado, com a Operação Covid-19.
Braga Netto falou na manhã desta quarta-feira (12), em audiência na Comissão de Fiscalização Financeira e Controle, da Câmara dos Deputados, em Brasília.
O responsável pela Pasta relatou as diversas ações realizadas ao longo desse período, como doações de sangue, campanhas de conscientização, estabelecimento de barreiras sanitárias, descontaminação de locais públicos, inspeções navais e transporte de materiais de saúde.
O Ministro Braga Netto abordou, ainda, o esforço empreendido para o transporte de cilindros de oxigênio e demais insumos de saúde em apoio aos pacientes de Covid-19.
O Ministro também destacou a participação da Defesa na vacinação da população brasileira e no apoio logístico para imunização de indígenas. “Temos postos de vacinação operados pelo nosso pessoal e militares apoiando municípios conforme solicitação”, ressaltou.
Autoridades da área de saúde da Marinha, do Exército e da Aeronáutica, bem como da consultoria jurídica do Ministério da Defesa também compareceram à reunião.
Os participantes apresentaram dados sobre os temas abordados e esclareceram questionamentos dos parlamentares. Eles falaram, entre outros assuntos, sobre o funcionamento do sistema de saúde militar, a origem dos recursos que financiam os hospitais militares e o atendimento a casos de Covid-19.
Foto: Antonio Oliveira