Rayane Bueno
Os impactos sociais causados pela pandemia da Covid-19, bem como as ações das Forças Armadas no enfrentamento à doença nortearam o primeiro dia de debates do 8º Fórum de Assistência Social do Ministério da Defesa (MD).
Promovido no período de 28 a 29 de setembro, no Comando Militar do Planalto, o evento conta com diversas atividades, entre elas, importantes explanações de personalidades civis e militares. Nesta terça-feira (28), ao presidir a abertura do evento, o titular da Pasta da Defesa, Walter Souza Braga Netto, destacou a relevância dos debates sobre a atuação da assistência social das Forças Armadas frente à pandemia.
“Teremos a oportunidade de compartilhar as ações desenvolvidas pelas estruturas de assistência social da Marinha, do Exército e da Aeronáutica, concluindo sobre os efeitos da pandemia em diferentes dimensões da vida social, o que orientará as futuras iniciativas da atividade no meio militar”. O primeiro dia contou com a participação do Dr. Humberto Corrêa da Silva Filho, da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), que discorreu a respeito do tema
“A Saúde Mental na Pandemia da Covid-19”. Na oportunidade, representantes das três Forças Armadas, também, estiveram à frente de outras análises, que aprofundaram conhecimentos sobre o combate à doença. Na quarta-feira (29), "O Efeito da Pandemia sobre Diferentes Dimensões da Vida Social” e “Serviço Social e Instituição Militar” serão alguns dos temas analisados.
Prestigiaram o evento o Chefe do Estado-Maior Conjunto das Forças Armadas, General de Exército Laerte de Souza Santos; o Chefe de Assuntos Estratégicos, General de Exército Eduardo Antonio Fernandes; o Secretário de Pessoal, Ensino, Saúde e Desporto, Tenente-Brigadeiro do Ar da reserva Jeferson Domingues de Freitas; o Secretário de Orçamento e Organização Institucional, Antonio Paulo Vogel de Medeiros; o Comandante Militar do Planalto, General de Divisão Rui Yutaka Matsuda; entre outras autoridades.
Fotos: Alexandre Manfrim