Edição DefesaNet
Fotos MOD Rússia
O Ministério da Defesa da Rússia mostrou uma nova unidade de engenharia especializada em Operações de Desminagem.
Ao enviar a uma unidade para compor o “International Mine Action Centre” para agir na Síria, em especial na cidade histórica de Palmíria. Na cidade foram plantadas grandes quantidades de artefatos explosivos improvisados e minas pelas forças terroristas do Exército Islâmico.
O grupo de Engenheiros e os equipamentos partiram da Base Aérea Chkalovsky em transporte militar diretamente para a Base de Operações na Síria a Base Aérea de Hmeymim.
Segundo o Ministério da Defesa da Rússia a unidade já está em operação na região de Palmiria.
O grupo é composto por mais de 150 engenheiros e sapadores e é integrado por viaturas especiais e equipamentos.
Pela primeira vez os russos mostra a viatura italiana IVECO Defence LMV, integrada a unidade operacional. Interessante que usaram a LMV e não a Tigre provavelmente pela célula de sobrevivência para garantir a integridade da tripulação, que é fundamental nas operações de desminagem.
As viaturas LMV do exército russo são produzidas na Rússia por uma joint venture IVECO e a Oboronservis LLC e são chamadas de Rys.
O Exército Brasileiro deverá fechar contrato para a compra de um lote inicial de viaturas LMV diretamente da IVECO na Itália. O programa é coordenado dentro do Projeto Guarani.
Observar no teto das LMV equipamentos de interferência eletrônica provavelmente para explodir artefatos eletrônicos improvisados os IEDs.