O secretário de Estado Antony Blinken junto o embaixador Brian A. Nichols (esq), 03MAIO2022.
O poderoso lobby petrolífero em Washington parece prevalecer e a administração Biden hesita, não fala em restabelecer as sanções petrolíferas e não estabelece uma posição clara sobre o apoio à candidatura de María Corina Machado
Edgar C Otálvora
@Ecotalvora
Diario las Américas
10 Março 2024
Nota DefesaNet
O Relatório Otálvora que DefesaNet publica é preocupante e deve alertar o meio político e militar de Brasília. Fica claro que Washington trocou as eleições democráticas pelo Petróleo Venezuelano.
Isto tem implicações que transcendem as relações Washington-Caracas.
O Editor
Um alto funcionário do governo dos EUA reconheceu o fracasso da política de “incentivos” a favor do regime chavista em troca da realização de eleições democráticas na Venezuela. A atual política em relação à Venezuela, desenhada pela equipe da Casa Branca concentrada no Conselho de Segurança Nacional, ficou evidente pelo descumprimento dos acordos negociados com o chavismo pelos EUA e pela oposição venezuelana para uma “via eleitoral”. Mas o poderoso lobby petrolífero em Washington parece prevalecer e a administração Biden hesita, não fala em restabelecer as sanções petrolíferas e não estabelece uma posição clara sobre o apoio à candidatura de María Corina Machado.
O Embaixador Brian A. Nichols, Subsecretário para o Hemisfério Ocidental do Departamento de Estado, proferiu palestra e respondeu perguntas de Eric Farnsworth, no dia 07MAR2024, em fórum organizado pela Americas Society/Conselho das Américas, em Washington. Segundo Nichols, a política de “incentivos”, ou seja, de flexibilização das sanções impostas às empresas estatais venezuelanas, surgiu de uma avaliação segundo a qual “o status quo era ruim para os Estados Unidos, bom para nossos adversários e não avançou a causa da democracia na Venezuela.” Ele não esclareceu a que “status quo” se referia.
Com a palavra “transgressões” o diplomata norte-americano referiu-se às violações dos acordos de Barbados por parte do regime chavista, ao impedir a participação de María Corina Machado, ao apelar a votações presidenciais precipitadas e duvidosas para JUL 2824 e ao continuar com uma onda de repressão política e prisão de líderes e personalidades da oposição. “Acho que temos que deixar bem claro que os incentivos que nós e outros na comunidade internacional colocamos sobre a mesa para incentivar eleições competitivas na Venezuela não foram suficientes para motivar as reformas e a abertura que o lado de Maduro acredita que traria”. seu governo ou governança está em risco”, disse Nichols.
Questionado por Eric Farnsworth sobre o que farão os EUA face ao fracasso dos incentivos, Nichols deu respostas lacônicas: “não queremos pré-julgar como as coisas serão” [os “votos” convocados pelo regime], “nós continuamos empenhados em apoiar o processo democrático juntamente com outros membros da comunidade internacional” e “seguiremos as instruções da oposição democrática na Venezuela no caminho a seguir”. O sentimento transmitido por Nichols foi o de uma política externa sem guia e à espera de “bons ofícios” de algum amigo latino-americano ao estilo de Lula da Silva ou Gustavo Petro.
No início de fevereiro, Juan González, que na época ocupava o cargo de diretor para o Hemisfério Ocidental no Conselho de Segurança Nacional, conselheiro do presidente Biden e operador internacional do governo dos EUA, inclusive como negociador com Maduro, afirmou repetidamente que para os EUA “o que importa para nós é o processo, não o candidato”. A última vez que ele disse isso foi em 5FEV24, em depoimentos oferecidos em Bogotá a um pequeno grupo de jornalistas, incluindo o correspondente da Bloomberg. Naquele dia, González e o segundo em comando do Conselho de Segurança Nacional, Jon Finer, visitaram Petro para, entre outras questões, pedir-lhe que servisse de ponte com Maduro. A frase de González denotava uma falta de compromisso da administração Biden com MCM, que foi eleito massivamente como candidato da oposição na Venezuela para as hipotéticas eleições presidenciais. A embaixada dos EUA na Colômbia tentou relativizar a afirmação de González publicando fragmentos da entrevista em que se referia positivamente ao MCM. A Casa Branca anunciou em 13FEV2024 a saída de González do governo no que parecia ser uma típica ação sacrificial de um bispo, mas a posição duvidosa de González sobre o MCM parece permanecer nas alturas do governo dos EUA.
O substituto de González é Daniel Erikson, que serviu durante a administração Biden como Subsecretário de Defesa para o Hemisfério Ocidental no Departamento de Defesa. Embora sua missão mais recente o relacione ao mundo militar, Erikson, assim como o conselheiro de Segurança Nacional Jack Sullivan, o secretário de Estado Antony Blinken e seu antecessor González, vêm de um grupo de funcionários que serviram durante o governo de Barack Obama., assessorou o vice-presidente Joe Biden. e, entre outras missões, participou da política de restabelecimento das relações com a ditadura cubana.
No dia 08MAR24 este Relatório consultou a Casa Branca, pela segunda vez em duas semanas, sobre a data em que Erikson substituirá González, após uma espera invulgarmente longa. Fontes oficiais afirmaram ao Relatório Otálvora que ainda não foi definida uma data para a mudança do cargo de diretor para o Hemisfério Ocidental , embora rumores vindos de Washington estimem que isso ocorrerá por volta de 15MAR2024. Dado que a “questão da Venezuela” está a ser abordada diretamente pela Casa Branca, há expectativas sobre possíveis mudanças de orientação ou execução com a chegada de Erikson.
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Enquanto o governo dos EUA parece paralisado pelo processo político na Venezuela, a empresa norte-americana Chevron, principal aliada petrolífera da ditadura venezuelana e beneficiária da política de “incentivos”, faz saber que trabalha sob o pressuposto de que as sanções não serão reestabelecidas.
No dia 06MAR24, a empresa Chevron anunciou o início das operações de perfuração de novos poços na área do Cinturão do Orinoco, onde a empresa americana é sócia da estatal PDVSA. O plano da Chevron é perfurar 30 novos poços dentro de um ano para “aumentar a produção em meio a circunstâncias geopolíticas desafiadoras”. Os planos da Chevron, negociados com o chavismo desde 2022, só serão possíveis se o governo dos EUA não impor novamente as sanções petrolíferas ao regime chavista, apesar das violações dos acordos para eleições democráticas.
No dia 30JAN2024 o Departamento de Estado emitiu um comunicado informando que “na ausência de progressos entre Maduro e os seus representantes e a Plataforma Unitária da oposição, particularmente em termos de permitir que todos os candidatos presidenciais concorram nas eleições deste ano, os EUA não renovarão a licença 44 quando expirar em 18 de abril de 2024.” A licença 44 do Departamento do Tesouro é de natureza genérica e permite que cidadãos norte-americanos e empresas norte-americanas ou com presença nos EUA façam negócios em petróleo e gás com a ditadura venezuelana. Mas a Chevron não depende desta licença para continuar operando na Venezuela e permitir que o regime exporte legalmente crescentes quotas de petróleo, já que esta empresa conseguiu a publicaçãao de uma autorização particular, a Licença 41 de 26NOV2022, que autoriza e condiciona a atividade da empresa na Venezuela.
A revelação da própria Chevron, após o anúncio da data das “votações” presidenciais, sobre a expansão de suas operações na Venezuela em parceria com o regime chavista, significa que a empresa está investindo sob a presunção de que a Casa Branca não reemitirá a sanção petrolífera a Maduro e que a licença que a favorece será renovada em meados de 2024.
Juan González, antes de “renunciar” ao cargo, tinha afirmado em Bogotá que “licenças específicas como a Chevron” seriam “consideradas separadamente” da Licença 44, que expirará em 18ABR2024.
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O Relatório Otálvora completa dez anos nas páginas do Diario Las Américas. Idealizado em 2006 para a nascente edição dominical do jornal de Caracas “El Nuevo País”, onde circulou até 2010, o Relatório Otálvora encontrou refúgio nas páginas dos veteranos meios de comunicação de língua espanhola de Miami. Em 2014, o Diario Las Américas passava por um importante processo de atualização promovido por Nelson J. Mezerhane, que o havia adquirido recentemente.
A primeira edição do Relatório Otálvora no Diario Las Américas circulou em 23MAR2014. Até o momento, ainda não havia sido iniciado no Brasil o processo de investigação, mais tarde conhecido como “Operação Lava Jato”, que expôs o esquema de corrupção arquitetado por empresários da construção civil naquele país, com a participação ativa de políticos poderosos e que atingiu inúmeros países. na região. Mas o título da coluna, “Os Negócios de Lula”, já sugeria o que em breve seria um tema comum: a ligação do então ex-presidente Lula da Silva com a construtora Odebrecht.
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O Relatório Otálvora de 23MAR2014 relatou:
“Desde que seu mandato presidencial terminou em 31DEZ2010, Lula da Silva desempenhou funções como chefe do esquerdista Fórum de São Paulo, embaixador não oficial e “assessor” da presidente Dilma Rousseff e representante de grandes empresas. Seu “Instituto Lula”, localizado na capital paulista, funciona como um verdadeiro centro de poder no Brasil enquanto sua empresa, “LILS Palestras, Eventos e Publicações”, administra receitas como “palestrante”. Suas viagens ao exterior costumam ser breves, partindo de São Paulo em aeronaves de empresas brasileiras para as quais exerce funções de lobby. Durante suas viagens realiza conferências, reuniões com altos funcionários do país visitado e atividades políticas com organizações locais de esquerda.
A cobrança de dívidas do governo venezuelano com empresas brasileiras também teria feito parte das tarefas de Lula. Na noite de 02JUN2011, vindo de Cuba, Lula visitou Chávez acompanhado do presidente do Conselho de Administração da Odebrecht, Emilio Odebrecht. O governo venezuelano manteve (e mantém!) uma dívida bilionária com a construtora Odebrecht. A visita de Lula ao palácio presidencial de Miraflores coincidiu com o pagamento de parte do que era devido, segundo diversas fontes. Também naquela noite, Chávez atribuiu à Odebrecht um novo contrato de 4 Bilhões de dólares. A Odebrecht começou a atuar de forma privilegiada na Venezuela com a ajuda do então presidente Fernando Henrique Cardoso, que a recomendou a Chávez. Posteriormente, a empresa alavancou sua presença na Venezuela com base na relação de Lula com o regime venezuelano”. Esta é a citação do Relatório Otálvora de março de 2014.
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Em 2016, a Odebrecht se declarou culpada perante um tribunal federal dos EUA por práticas de suborno para ganhar contratos públicos no Brasil. Hoje a empresa Odebrecht mudou de nome num esforço desesperado para lavar o rosto
Em 2018, Lula foi preso após ser condenado em duas instâncias judiciais por receber presentes de construtoras em troca de contratos com a petrolífera estatal Petrobras. Hoje Lula da Silva é mais uma vez presidente de seu país depois que o Supremo Tribunal Federal do Brasil, em 2021, por meio de uma série de decisões de duvidosa legalidade, encobriu a ficha do ex-preso ao anular os processos e diversas sentenças por corrupção em decorrência de investigações policiais na Operação Lava Jato.
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Este Relatório não utiliza ferramentas de Inteligência Artificial para sua redação.