Nota DefesaNet
Importante ação do Deputado Federal Aécio Neves (PSDB/MG). Trata-se da primeira formação a ser definida na Comissão Mista de Controle das Atividades de Inteligência (CCAI). Trata-se da primeira atividade da CCAI, em dois anos e meio. No momento em que na Geopolítica mundial tem o Brasil, como um dos principais campos de pressões e ações a inteligêmcia tem, se mostrado de uma forma apática e acéfala. O Editor |
Assessoria de Comunicação e Imprensa – CREDN
Brasília – A Comissão Mista de Controle das Atividades de Inteligência (CCAI) foi instalada nesta terça-feira, 29JUN2021, em reunião presidida pelo deputado Aécio Neves (PSDB-MG), que acumulará a presidência do órgão externo de controle das atividades de inteligência com o comando da CREDN.
“A CCAI é um órgão de importância singular do Congresso Nacional, por tratar do controle e da fiscalização externa das atividades de inteligência no país. Cabe à CCAI ouvir e debater sobre temas sensíveis à segurança nacional, como terrorismo, crimes contra o Estado Democrático de Direito e ameaças cibernéticas”, explicou o deputado.
Aécio Neves anunciou que a primeira mensagem já encaminhada à CCAI que diz respeito à revisão dos documentos da defesa – Política Nacional, Estratégia Nacional e Livro Branco da Defesa Nacional – já estão sendo analisados e que já na próxima semana pretende definir as datas das próximas reuniões que serão secretas.
Para o deputado, a CCAI deve ser vigilante com os direitos da sociedade e os limites impostos aos aparelhos de segurança. “Teremos a responsabilidade de cobrar e de fiscalizar as atividades que devem ser de Estado. Pretendo fazer com que a CCAI se reúna mais vezes e se desdobre em relação aos temas estratégicos e as ações do poder público”, explicou.
Aécio Neves também revelou que o ministro-chefe do Gabinete de Segurança Institucional (GSI), Augusto Heleno, deverá comparecer à CCAI para falar sobre as prioridades para a inteligência nacional, em data a ser definida. Como parte desse processo, o deputado já se reuniu com o diretor-geral da Agência Brasileira de Inteligência (ABIN), Alexandre Ramagem, para saber um pouco mais acerca das prioridades da agência.
Deputados e senadores que integram a CCAI destacaram que o seu papel é fundamental para o aperfeiçoamento da democracia e enalteceram o fato de o Colegiado ser integrado por todos os líderes, incluindo os das minorias. Na avaliação de Aécio Neves, “se nós soubermos conferir à CCAI o direcionamento correto, daremos uma enorme contribuição para a democracia brasileira”, disse.
Composição da CCAI como apresentada na página Senado Federal (30JUN2021)
Presidente
Deputado Aécio Neves – (PSDB/MG)
Vice-presidente
Senadora Kátia Abreu (PP/TO)
Relatorias
Senadores – Titulares
Presidente da Comissão de Relações Exteriores e Defesa Nacional
Sen. Kátia Abreu (PP/TO)
Líder da Maioria
Sen. Renan Calheiros (MDB/AL)
Líder da Minoria
Sen. Jean Paul Prates (PT/RN)
Senador indicado pela Liderança do Bloco Parlamentar da Maioria
Sen. Daniella Ribeiro (PP/PB)
Senador indicado pela Liderança do Bloco Parlamentar Minoria
Sen. Jaques Wagner (PT/BA)
Senador indicado pela Comissão de Relações Exteriores e Defesa Nacional
Sen. Marcos do Val (PODEMOS/ES)
Relatorias
Deputados
Titulares
Presidente da Comissão de Relações Exteriores e de Defesa Nacional
Dep. Aécio Neves (PSDB/MG)
Líder do Bloco Parlamentar da Maioria
Dep. Diego Andrade (PSD/MG)
Líder do Bloco Parlamentar Minoria
Dep. Marcelo Freixo (PSB/RJ)
Deputado indicado pela Liderança da Maioria
Dep. Claudio Cajado (PP/BA)
Deputado indicado pela Liderança da Minoria
Dep. Orlando Silva (PCdoB/SP)
Deputado indicado pela Comissão de Relações Exteriores e de Defesa Nacional
Dep. Augusto Coutinho (SOLIDARIEDADE/PE)