O presidente Donald Trump revelou que os Estados Unidos deixarão uma forte presença da Inteligência no Afeganistão após a retirada de suas tropas, e chamou o país de "Harvard para terroristas", em entrevista divulgada nesta segunda-feira.
"Deixaremos uma Inteligência muito forte, muito maior do que normalmente se pensaria", disse Trump em entrevista à Fox News. "Simplesmente parece ser um laboratório para terroristas (…), o que chamo de Harvard dos terroristas".
Estados Unidos e o Talibã retomaram em Doha as negociações para encontrar uma saída para o conflito no Afeganistão. Nesta segunda-feira, ao menos seis pessoas morreram e cerca de 50 crianças ficaram feridas na explosão de um carro-bomba no centro de Cabul, seguida de um ataque de homens armados a um prédio, uma ação reivindicada pelo Talibã.
Entre os seis mortos estavam quatro civis – incluindo uma criança – e dois membros das forças especiais, e 84 civis feridos também foram registrados, de acordo com o porta-voz do ministério do Interior, Nasrat Rahimi.
A explosão, que ocorreu no bairro de Puli Mahmood Khan, tinha como alvo "um centro de logística e engenharia do ministério da Defesa", afirmou o porta-voz do Talibã, Zabiullah Mujahid, em um comunicado, acrescentando que "um grande número de assaltantes" entraram no prédio.