Nota DefesaNet Dois textos exemplares do Gen Ex Pinto Silva analisando as Tentativas Comunistas para Tomada do Poder no Brasil com base nos escritos do pensador italiano Gramsci. Também o link para o download do livro “A Revolução Gramscista no Ocidente” 1 – Investidas Comunistas para Tomada do Poder no Brasil 2 – Considerações sobre a Estratégia Revolucionária de Gramsci 3 – Livro – A Revolução Gramscista no Ocidente O Editor |
A Revolução Gramscista no Ocidente
Concepção Revolucionária de Antônio Gramsci em os Cadernos do Cárcere
Livro do Gen Sérgio Augusto Avellar de Coutinho
Prefácio do Coronel Pedro Schirmer
Muito nos apraz em participar da faina que traz à lume a presente obra, de transcendental importância para entendimento do que se passa na atual quadro da vida política nacional.
O autor, Sergio Augusto de Avellar Coutinho, é dono de belo curriculum vitae forjado na constância das lides castrenses, em que pontifica a sensibilidade crítica e a capacidade de análise dos fatos que emolduram a História do Mundo e do Brasil.
Analisa, de forma serena e imparcial, com objetividade e calcado na melhor didática, o pensamento de Antônio Gramsci. Desvenda a estratégia desse inteligente e grande pensador que, na qualidade de membro do Comitê Central do Partido Comunista Italiano, já na década de 1920, mal consolidada a vitoriosa Revolução Comunista de 1917, na Rússia, apontava as falhas em que incidiram Lenine e seus camaradas. Ao mesmo tempo, Antônio Gramsci mostrava as correções dos rumos a serem adotadas para a implantação do Comunismo nas sociedades do tipo “Ocidental”
.As idéias de Gramsci, embora seguidas por poucos, na verdade mergulharam num sono letárgico por décadas, até a queda do Muro de Berlim, em 1989, que marcou o fim do império soviético, vale dizer a Meca do Comunismo marxista-leninista.
O esfacelamento da União Soviética despertou nos neomarxistas as remembranças das lições de Gramsci, motivando-os a colocarem-nas em marcha. E isso está ocorrendo, com incrível velocidade, sem que as elites brasileiras e a própria Nação como um todo, à exceção dos gramscistas, estejam percebendo.
O grande valor da obra reside no seu ineditismo, pois é o primeiro livro publicado no Brasil que descreve o processo revolucionário concebido pelo italiano Gramsci, para realizar a transição para o socialismo e a tomada do poder, baseadas nos Cadernos do Cárcere.
Além de inédito é oportuno porque desmistifica o senso comum modificado de que o comunismo acabou, uma falácia dos que movem as engrenagens de uma *revolução surda em curso*, no Brasil e alhures.
É isso que nos revela a presente obra.
Pedro Schirmer – Editor
Editora Ombro a Ombro 2002
|
|
Edição de 2002 – Editora Ombro a Ombro |
Edição de 2016 – BIBLIEX |
Abaixo a acesso à edição da Editora Ombro a Ombro (2002), com comentários de Alexander Gieg