A ABIN tem um novo Planejamento Estratégico (PES), documento que orientará as ações da Agência no período entre 2017 e 2021. O PES traz, por exemplo, novos referenciais para a instituição: a missão, a visão de futuro e os valores organizacionais foram atualizados.
O PES será uma ferramenta de gestão e um orientador para as ações de planejamento em todos os níveis da ABIN, respaldando decisões gerenciais em favor do cumprimento da missão institucional da Agência.
O documento é resultado do esforço concentrado de grupos de trabalho formados por servidores das diversas unidades da ABIN. O processo foi iniciado em setembro de 2016.
O documento
O Planejamento Estratégico da ABIN está dividido em seis partes temáticas: metodologia de formulação; referenciais estratégicos; cadeia de valor; mapa estratégico; objetivos estratégicos e indicadores; e iniciativas estratégicas.
O processo de construção do documento teve a colaboração de outros órgãos do Governo Federal e do Judiciário no compartilhamento de experiências e de modelos de trabalho, além do apoio técnico da Escola Nacional de Administração Pública (ENAP).
Clique na foto para melhor resolução.
Próximas etapas
A ABIN pretende utilizar modernos instrumentos de planejamento, de monitoramento integrado e de avaliação de resultados para aprimorar constantemente o plano estratégico.
O principal objetivo é consolidar o PES como um processo interno perene e alinhado às dinâmicas institucionais da Agência e de seus públicos-alvo, garantindo excelência no desempenho da atividade de Inteligência de Estado.