EDITORIAL DefesaNet
Operação “O Rio Quer Segurança e Paz” ou
Operação Capitão André Mathias
A Troika dos irmãos Marinho e os feitores Merval Pereira, Ali Kamel e Celso Schroeder levaram 24 horas para descobrir, que a Operação “O Rio Quer Segurança e Paz” não é similar às anteriores intervenções militares na segurança pública no Rio de Janeiro. Muito menos mais uma mera Operação de Garantia da Lei e da Ordem (GLO).
Não foi pensada para reter a marginalia em seus redutos e manter desimpedida e segura as Vias Amarelas, Vermelha e a Zona Sul e Barra, para livre trânsito de seus carros importados.
Ela tem um outro perfil e trará muitas surpresas, e podemos afirmar desagradáveis surpresas para muitos, inclusive no Jardim Botânico (sede da Rede Globo). Tanto já traz, que seus capangas editoriais (O Antagonista), têm atacado a Operação de forma acintosa.
Acostumada e vilipendiar sobre os órgãos de segurança do estado do Rio de Janeiro, fruto das generosas verbas da Open Society Foundations, Ford Foundation e muitas outras, com teorias confusas ou verdadeiramente de má-fé, que transformam a Segurança do Cidadão Brasileiro em um inferno na terra.
Assim sobre as centenas de mortes geradas por políticas alucinadas que transformam não só cidades brasileiras em um conflito aberto, mas a própria cidade de Chicago, com quase 1.000 mortes violentas, em 2016.
Mais as teses alucinadas encampadas pelo Ministro Barroso, do STF, e o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso, no caso de liberação do consumo de drogas.
Operação André Mathias? Deveria ser assim chamada, em homenagem ao personagem do filme Tropa de Elite, o Capitão Mathias, interpretado pelo ator André Ramiro. Membro do Batalhão de Operações Especiais (BOPE), da PM/RJ, foi constrangido pelos colegas no curso de direito que cursava, ao saberem, que era Policial Militar e proferiu uma frase chave sobre a hipocrisia como é tratada a segurança pública no Rio de Janeiro e no Brasil:
“Você não tem noção de quanta criança entra pro tráfico e morre por causa da maconha e do pó. Do apartamentinho de vocês aqui na zona sul, não dá para ver esse tipo de coisa, não.”
Capitão André Mathias (BOPE)
(personagem Filme Tropa de Elite)
As ações anteriores Alemão e Maré tiveram um grande fracasso pela ausência absoluta do ESTADO, em garantir os serviços que lhe são responsabilidade. O ESTADO, conduzido por marginais como CABRAL, PAES, GAROTINHO, MAIA, e tantos outros que omitiram-se ou foram tão criminosos como os traficantes e milicianos.
A Operação “O Rio Quer Segurança e Paz” é conduzida por um dos melhores e mais capacitados oficiais do Exército Brasileiro. E sua experiência no Complexo da Maré sabe muito bem identificar quem é o inimigo.
“To be successful, military action in megacities may require non-standard partnerships.”
US ARMY Megacities Study
A Operação “O Rio Quer Segurança e Paz” tirará o sono de muitos moradores da Zona Sul e Barra. E também no Jardim Botânico.