O mais importante portal especializado em
Defesa, Estratégia, Inteligência & Segurança
da América Latina
DefesaNet Retificação
Nota – No Boletim DN, de 17JAN14, informamos alterações na estrutura diretiva da EMBRAER, que não correspondiam aos fatos em sua totalidade. Pedimos excusas às pessoas mencionadas pela incorreção.
Mauricio Aveiro,BRADAR, assumirá a Vice-Presidência de Pessoas da EMBRAER e não a VP Relações Institucionais da EMBRAER, em 31 de Janeiro.
Nelson Salgado, VISIONA, assumirá a Vice-Presidência de Relações Institucionais da EMBRAER, em 31 de Janeiro.
Jackson Schneider, Ex-VP de Relações Institucionais da EMBRAER assumirá a Presidência da EMBRAER Defesa e Segurança, em 31 de Janeiro.
DefesaNet e jornal O GLOBO promovem
debate ao vivo sobre compra de Caças
O site especializado DefesaNet, em parceria inédita com ojornal O GLOBO, promovem nesta quarta-feira (29JAN14), às 15h, um Hangout para debater a mais importante negociação da História da aviação militar do Brasil: a compra de 36 caças, como resultado do programa F-X2.
Depois de mais de uma década de negociação e muitas idas e vindas, o governo brasileiro decidiu comprar da Suécia, 36 caças para equipar a Força Aérea. Vários fatores pesaram a favor do caça sueco Gripen NG: a transferência de tecnologia, o custo, a performance. No entanto, o caça escolhido é um modelo ainda em desenvolvimento, e apenas um protótipo montado a partir da estrutura básica de um modelo mais antigo, o JAS 39 Gripen D, encontra-se em voo no momento.
Se por um lado, ao término de seu desenvolvimento o Brasil terá propriedade intelectual sobre parte desse avião, por outro, paira a incerteza sobre suas capacidades finais e adequação à defesa do Espaço Aéreo Brasileiro, neste momento a cargo, principalmente, dos caças de fabricação americana, F-5, da década de 70, modernizados pela Embraer.
Os F-5 substituíram os recém aposentados Mirage 2000, de fabricação francesa, e que embora também defasados, eram mais adequados às missões de interceptação e defesa aérea.
O Brasil fez uma boa escolha? E como fica a garantia da soberania do Espaço Aéreo Brasileiro a partir de agora? Mesmo no futuro, com a chegada dos Gripen, estará a Força Aérea Brasileira apta a enfrentar os desafios de novos cenários que se estabelecem no âmbito da modernização de seu emprego, das transformações políticas e sociais na América Latina, e da garantia de uma presença soberana na defesa dos interesses do Brasil?
Para discutir os desdobramentos da escolha e qual o impacto dela sobre a estratégia nacional de defesa, a conversa contará com a participação de dois importantes representantes da Força Aérea:
– Major-Brigadeiro do Ar Carlos Baptista Júnior,Comandante do Comando de Defesa Aeroespacial Brasileira (COMDABRA), e,
– Brigadeiro-do-Ar José Augusto Crepaldi Affonso, presidente da COPAC, a comissão que analisou todas as propostas apresentadas pelos concorrentes ao Brasil.
Pela primeira vez, dois protagonistas da compra e da utilização dos caças estarão juntos para debater o assunto, sob a mediação de Nelson Düring, editor-chefe da Agência de Notícias DefesaNet.
Vianney Riller Jr, piloto de teste e editor de avaliação de aeronaves do DefesaNet, e o editor-assistente Roberto Maltchik. de O GLOBO, também participarão da conversa.
O Hangout será transmitido ao vivo, nesta quarta-feira (29JAN14), às 15h, aqui no DefesaNet e também no site do GLOBO. Contamos com a presença de todos.
Facebook Fanpage – Agora você pode acompanhar o Defesanet no Facebook com novidades tecnológicas e as principais notícias sempre atualizadas. Imagens, fotos e comentários, você pode fazer parte de tudo isso ativamente.