O mais importante portal especializado em
Defesa, Estratégia, Inteligência & Segurança
da América Latina
|
Comunicado
|
O Portal DefesaNet reforçou significativamente a sua estrutura de servidores.
Nas duas últimas semanas estivemos em mudança e adaptação para as novas tecnologias empregadas.
Isto causou interrupção e atraso no acesso ao DefesaNet durante certo período. O processo foi estabilizado no fim de semana o que permitiu, que desde esta segunda-feira (20JUL15) operemos normalmente.
Os leitores que acessam o Portal DefesaNet notarão a sensível melhora na velocidade de abertura das páginas assim como das imagens.
Agradecemos as equipes da Base Digital e GetUp pelo incansável trabalho.
O Editor
|
|
|
|
Enquanto a EMBRAER anuncia mudanças em sua estrutura produtiva, com fábricas nos Estados Unidos, Portugal e unidades na Austrália, Singapura e podendo chegar em breve no continente africano, mais precisamente na África do Sul, no Brasil há uma corrida entre Estados e municípios para se estabelecerem como novo polo aeronáutico.
A disputa aumentou depois dos anúncios de recordes na carteira de pedidos da ex- estatal e na crescente demanda por aviões mais baratos e alternativos aos grandes fabricantes.
Leia a completa matéria de Julio Ottoboni com extensa pesquisa sobre as ações de vários estados:
Pólos Aeronáuticos – A corrida por se tornar um novo no Brasil Link
|
|
Na última terça-feira (21JUL15), no litoral sudeste da Inglaterra, o navio HMS Mersey, da Royal Navy, lançou algo inusitado a partir de seu convoo – um veículo aéreo não tripulado barato e fabricado a partir de uma impressora 3D.
Nesta etapa o Vant foi produzido no litoral em impressoras 3D (a tecnologia de produção aditiva). Em próxima etapa os Vants poderão ser produzidos a bordo do próprio navio. Este deverá levar componentes para a produção de 50 conjuntos.
Saiba mais
Weapons on Demand – Royal Navy testa drone fabricado com impressora 3D Link
Weapons on Demand – British Navy Warship Tests a 3-D-Printed Drone at Sea Link
|
EB – Defesa Cibernética
|
O Exército Brasileiro ativou dois núcleos de Defesa Cibernética, no dia 21 de julho, no Comando Militar do Planalto (CMP). As instalações são provisórias, mas representam um passo importante para o Setor.
Agora, o Núcleo do Comando de Defesa Cibernética (NuComDCiber) e o Núcleo da Escola Nacional de Defesa Cibernética (NuENaDCiber) passam a contar com militares das três Forças Armadas trabalhando no mesmo ambiente físico.
EB – Defesa Cibernética entra em nova fase Link
Matérias Relacionadas
MD – PN 2777 – Diretriz de Implantação de Medidas Visando à Potencialização da Defesa Cibernética Nacional 27 Outubro 2014 Link
Nova Estratégia Nacional de Segurança Cibernética 2015 Link
|
NPqHo Vital de Oliveira Entregue à MB
|
O Ministro da Defesa, Jaques Wagner, e o Ministro da Ciência, Tecnologia e Inovação, Aldo Rebelo, e o comandante da Marinha, Almirante-de-Esquadra Eduardo Bacellar Leal Ferreira, participaram, na quinta-feira (23 Julho 2015), da cerimônia de entrega do Navio de Pesquisa Hidroceanográfico (NPqHo) “Vital de Oliveira”.
O navio, adquirido por meio de um Acordo de Cooperação firmado entre o Ministério da Defesa (MD), o Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), a Petróleo Brasileiro S.A. (PETROBRAS) e a VALE S.A., foi incorporado à Marinha do Brasil (MB) em março deste ano, em cerimônia ocorrida em Singapura, e chegou ao Brasil no último dia 15.
NPqHo Vital de Oliveira Entregue à Marinha do Brasil Link
|
|
DefesaNet publicou com exclusividade a carta enviada pelo Chanceler brasileiro Mauro Vieira ao embaixador da Ucrânia em Brasilia DF, Sr Rostyslav Tronenko, em 16 de Julho de 2015.
A matéria jornalística teve ampla repercussão no Brasil e exterior com citação ao DefesaNet.
O envio da carta e mais a publicação dos termos que constam leva a uma série de questões, que geram mais dúvidas e incertezas nem sempre relacionadas só ao assunto Alcântara Cyclone Space.
Se o assunto já estava definido pelo Brasil, e como fontes do governo tem vazado, pela falta de uma posição por parte dos ucranianos ao longo dos últimos tempos. Qual a razão de fazê-lo após visita aos Estados Unidos e reunião com autoridades russas em Ufa, pela reunião dos BRICS?
Qual o significado das palavras, que constam da mensagem brasileira: “Governo brasileiro chegou à conclusão de que ocorreu significativa alteração da equação tecnológico-comercial que justificou o inicio da parceria decorrente”
Quais garantias o Governo Brasileiro dá, no presente momento de graves incertezas econômicas, a outros projetos em curso?
Enfim muitas outras questões e incertezas surgem.
Exclusivo – Brasil Rompe com a Ucrânia na ACS Link
Versão em inglês
Exclusive – Brazil terminates Cyclone-4 space deal with Ukraine Link
|
DefesaNet in English
|
Lançamos de forma discreta a página em língua inglesa. Assim os nossos leitores internacionais terão acesso a matérias especiais em versão para o inglês.
Assim como a publicação de artigos específicos em inglês que trazem tópicos de interesse para os nosso leitores e publicados em inglês para não ficarem defesados no tempo.
|
Marcas do DefesaNet no FaceBook e Twitter
|
DefesaNet supera a marca dos 43.000 curtidas no Facebook e também supera a marca de 7.500 seguidores no Twitter.
Assim, além de atuar no Portal DefesaNet atuamos decisivamente nas Midias Sociais.
Facebook Fanpage – Agora você pode acompanhar o Defesanet no Facebook com novidades tecnológicas e as principais notícias sempre atualizadas. Imagens, fotos e comentários, você pode fazer parte de tudo isso ativamente.
Curta a nossa Fanpage! Clique aqui
Twitter DefesaNet – Siga as principais notícias do DefesaNet quando publicadas e muitas com fotografias para uma rápida informação do leitor.
Acompanhe DefesaNet no Twitter
|
|
Para receber o DN inscreva-se na página inicial do DefesaNet |
|