O mais importante portal especializado em
Defesa, Estratégia, Inteligência & Segurança
da América Latina
Importante – Enquanto preparávamos esta edição do DN, o Ministério Público Federal, de Brasília, divulgou o indiciamento de 4 Pessoas, incluindo o ex-presidente Lula e o seu filho Luis Claudio, dentro da Operação Zelotes. A ação penal é resultado de investigação envolvendo a compra de caças suecos e a aprovação da MP 627.
Tão logo tenhamos mais notícias publicaremos.
Leia a íntegra do release do MPF-DF
Operação Zelotes: Lula e o Escritório Marcondes Ferraz são indiciados (inclui caça Gripen)
|
|
309ª Reunião de Alto-Comando do Exército |
Entre os dias 4 e 7 de dezembro de 2016, foi realizada a 309ª Reunião do Alto-Comando do Exército, no Forte Caxias, em Brasília. A atividade foi presidida pelo Comandante do Exército, General-de-Exército Eduardo Dias da Costa Villas Bôas, e contou com a presença dos oficiais-generais Comandantes e Chefes do Órgão de Direção Geral, Órgão de Direção Operacional, Órgãos de Direção Setorial e Órgãos de Assistência Direta e Imediata do Comandante do Exército.
Uma Reunião que discutiu e gerou uma pauta importante para o momento atual da Força Terrestre e do Brasil.
O CECOMSEx publicou uma nota enxuta no Portal do EB:

|
TOA – Conflitos na Fronteira – Novo Rio Traíra?
|
|
O Gordo Natal da Indústria de Defesa Americana
|
A organização americana Defense Security Cooperation Agency (DSCA), optou por anunciar um belo natal para a indústria de defesa norte- americana.
Agora são vendas de helicópteros, e os detalhes são:
1 – Governo dos Emirados Árabes – 28 Helicópteros AH-64E Apache Remanufaturados Apache; e 9 novos AH-64E Apache. Valor US 3,5 Bilhões;
2 – Arábia Saudita – 48 helicópteros de transporte CH-47F Chinook. Valor U$3,51 Bilhões.
Com estas vendas e as dos caças anunciada no DN 11-2016 o total soma U$38 Bilhões. Valor maior que o de todo o FY 2016 (U$ 33,6 Bi)
No DN 10-2016 informamos que a DSCA anunciou que no Ano Fiscal 2016 (FY16), as vendas totais dos EUA na área de defesa, via FMS alcançaram o valor U$ 33,6 Bi. Este valor é praticamente alcançado em duas vendas internacionais agora em novembro 2016.
No DN 11-2016 Informamos a venda de 72 caças F-15QA para o Catar e 40 F/A -18 E/F para o Kuwait.
|
Boeing Defense Top 1 em 2016 ?
|
Em quatro negócios ver tópico acima a gigante americana Boeing conquista a liderança das Top 100 em 2016. Com estas vendasalcançou U$ 38,0 Bilhões.
Degundo o anuário Top100 do SIPRI, em 2016, a Boeing teve vendas de U$ 27,9 Bilhões
|
Gen Pinto Silva – Defesa da Ética na Política e
o Combate à Corrupção
|
|
DRONE 1 – RPAS – Tráfego não Tripulado no Radar
|
Enquanto debates mais amplos e multistakeholder não ocorrem no país e ANAC, DECEA e ANATEL ainda devem à sociedade brasileira um plano de voo para a regulamentação da exploração comercial e da operação segura de serviços aéreos baseados em RPAS (Remotely Piloted Aircraft Systems), outros países e atores internacionais evoluem na direção da integração destes aos seus espaços aéreos.
As principais iniciativas ocorrem nos âmbitos europeu, Programa SESAR/eATM, Single European Sky ATM Research/European ATM Master Plan, EASA, e norte-americano, Programa UTM, Unmanned Traffic Management, NASA/FAA.
O especialista Eduardo de Vasconcellos participou da UTM Convention 2016, organizada pela ATCA, Air Traffic Control Association, em Syracuse, NY, no período 8-10 de novembro de 2016. E relata os mais importantes pontos com exclusividade para os leitores de DefesaNet.
Leia a íntegra em:
RPAS – Tráfego não Tripulado no Radar DefesaNet Link
outras Matérias relacionadas:
Joint Declaration for the Export and Subsequent Use of Armed or Strike-Enabled Unmanned Aerial Vehicles (UAVs)
Matérias Relacionadas:
Brasil fica fora de declaração americana sobre drones armados Link
Para mais artigos sobre Drones / SARP / Vant acesse a Cobertura Especial
Cobertura Especial VANT Link
|
Drone II – DECEA lança portal para orientar usuário de Drone/RPAS
|
O Departamento de Controle do Espaço Aéreo (DECEA) realiza, no próximo domingo (11/12), no Clube de Aeronáutica da Barra da Tijuca, no Rio de Janeiro, o evento “Drone Consciente”. Na ocasião haverá o lançamento do Portal Drone/RPAS, que reúne legislações e orientações para o uso de aeronaves remotamente pilotadas (RPAS, do inglês remotely piloted aircraft system). O encontro é voltado para operadores de RPAS, empresas e órgãos públicos que empregam o equipamento em suas atividades.
Uma das novidades do portal é o sistema de solicitação de autorização de acesso ao espaço aéreo por RPAS, o SARPAS, que dará mais agilidade e rapidez aos pedidos. Além disso, informações sobre segurança e normas que devem ser seguidas pelos pilotos de RPAS estão reunidas em um manual de orientação ilustrado, disponível no portal, no endereço www.decea.gov.br/drone (disponível a partir do dia 12/12).
Link para a Matéria
DECEA lança portal para orientar usuário de Drone/RPAS Link
|
Um Enigma. Para qual público foi a entrevista do Gen Etchegoyen?
|
O jornal Valor, publicou no dia 02 DEZ 2016 uma longa entrevista com o GenEx Etchegoyen.
Cabe a pergunta. Para qual público o Ministro Chefe do Gabinete da Segurança Institucional falou.
Leia a íntegra na entrevista:
Gen Etchegoyen: "Brasil não depende das Forças Armadas para progredir" Link
|
EXCLUSIVO – Como Fidel Castro financiou a sua Ditadura
|
Em matéria exclusiva de Edgar Otálvora como Fidel Castro Financiou sua Ditadura. Com simpatizantes da ideologia e com muito charme do CUBANEO.
Especialmente o charme do encanto do CUBANEO para não pagar as dívidas. TODOS os países, de Rússia (incluino a União Soviética), China, Espanha, Argentina, México e lógico o Brasil, levaram calote do Senhor Fidel Castro.
EXCLUSIVO – Como Fidel Castro financiou a sua Ditadura Link

Fidel Castro despede-se de Lula, quando da sua primeira visita à Cuba,
como presidente, em 23 Setembro 2003. Foto – Habana Foto
|
Marcas do DefesaNet no FaceBook e Twitter
|
DefesaNet supera a marca dos 46.000 curtidas no Facebook e também supera a marca de 10.025 seguidores no Twitter.
Assim, além de atuar no Portal DefesaNet atuamos decisivamente nas Midias Sociais.
Facebook Fanpage – Agora você pode acompanhar o Defesanet no Facebook com novidades tecnológicas e as principais notícias sempre atualizadas. Imagens, fotos e comentários, você pode fazer parte de tudo isso ativamente.
Curta a nossa Fanpage! Clique aqui
Twitter DefesaNet – Siga as principais notícias do DefesaNet quando publicadas e muitas com fotografias para uma rápida informação do leitor.
Acompanhe DefesaNet no Twitter
|
|
Para receber o DN inscreva-se na página inicial do DefesaNet |