Search
Close this search box.

Nota Estratégicas EB – Centauro 2 – Mais poderoso blindado do Exército chegará ao Brasil

Centauro 2 nas instalações do Consórcio Leonardo – CIO pintado com as cores do Exército Brasileiro

Nelson Düring
Editor-chefe DefesaNet

Os primeiro Veículo de Combate de Cavalaria Centauro 2 está a caminho do Brasil e será entregue em algumas semanas. As primeiras fotos do blindado com as cores do Exército Brasileiro se tornaram públicas.

O veículo é produzido pelo Consórcio Iveco Oto Melara. A assinatura do contrato de produção seriada está prevista para os próximos meses. Fontes de DefesaNet do Alto Comando do Exército e de generais da reserva comemoram a chegada do blindado, que é o mais avançado sistema de armas da história do Exército, e a primeira aquisição de um veículo de combate no estado da arte a nível mundial. O Centauro 2 produz um profundo efeito dissuasório.

A torre Hitfact 2 com o canhão de 120mm do Centauro 2 produzida pela Leonardo está equipada com os mesmos sistemas optrônicos, de controle de fogo e sensores do Aríete modernizado e que vão equipar também os MBTs Leopard 2A8, que será adquirido pela Itália, sendo a mais avançada versão do MBT Leopard do mundo. 

O Exército Brasileiro planeja adquirir até 221 veículos. Dentro da caserna se discute como uma solução emergencial substituir os Leopard 1 belgas que estão inoperantes nos Regimentos de Cavalaria Blindada (RCB), pelos caca-tanques Centauro 2, uma solução que traria mobilidade, poder de fogo e choque incomparável. Hoje os Leopard belgas não podem atirar nem se comunicar e poucos podem rodar. Os RCBs são unidades muito Importante, mas hoje seus regimentos funcionam como unidades fantasmas sem qualquer valor militar devido a inoperância dos seus meios.

Matérias Relacionadas

Forças Blindadas: novas concepções exigem leitura diferenciada e proatividade em transformações

Editorial Centauro II 120mm a Realidade do Futuro Hoje

VBC Cav – STJ autoriza a compra do Centauro II

VBC Cav – Canhões 105 ou 120 mm?

Compartilhar:

Leia também
Últimas Notícias

Inscreva-se na nossa newsletter