O Estado-Maior da Marinha da Rússia informou que o programa de testes do Projeto Lada, com o qual há 10 anos o país planejava começar a renovação das forças submarinas convencionais, teve de ser abandonado.
O único submarino a diesel, o “São Petersburgo”, construído em 2004, vai servir de exemplo para os testes em que serão provados os futuros aparelhos.
A construção de dois outros submarinos do projeto Lada, o “Kronstadt” e o “Sebastopol”, cujos cascos já estão completamente prontos, foi suspensa.
Segundo a Marinha russa, a fabricação dos dois submarinos só será retomada quando surgirem compradores interessados do exterior. Até 2020, a Força Naval da Rússia comprará cerca de 10 submarinos movidos a diesel.
Defesa russa vai gastar 25 bilhões de euros em 2012
O governo russo vai disponibilizar verbas superiores a 25 bilhões de euros para fins militares em 2012, segundo revelou o vice-primeiro-ministro da Rússia, Sergey Ivanov.
Ao discursar numa reunião da Comissão Militar-Industrial junto ao Executivo, a autoridade especificou que esta soma se destinará à compra de armas, munições e equipamentos militares.