Foi realizada, nas dependências do Comando da 2ª Divisão da Esquadra, no dias 30 e 31 de julho, a reunião final de planejamento da Operação “Fraterno XXX”. Essa tradicional operação busca estreitar o relacionamento e ampliar a interoperabilidade entre as Marinhas da Argentina e do Brasil, além de aprimorar o nível de adestramento das unidades envolvidas.
Em 2012, a Operação ocorrerá na “Amazônia Azul”, em uma área marítima compreendida entre o Rio de Janeiro (RJ) e Itajaí (SC), no período de 27 de agosto a 11 de setembro de 2012. Estão programados eventos protocolares nos portos e diversos exercícios no mar. A Marinha do Brasil, a princípio, se fará representar pelas Fragatas “Niterói” e “Bosísio”; Navio-Tanque “Almirante Gastão Motta”; e o Submarino “Tamoio”. A Armada da Argentina enviará ao Brasil o Destructor “La Argentina” e a Corveta “Gomez Roca”. No mesmo período da operação, está prevista a realização de exercícios anfíbios com a participação de fuzileiros navais de ambas as Marinhas. As atividades estarão a cargo da Força de Fuzileiros da Esquadra da Marinha do Brasil.
Na reunião, foi assinada a Ordem de Operação Complementar e realizados acertos finais para a comissão. Nessa ocasião, a Armada Argentina foi representada por dois Oficiais Superiores, sendo um deles o Capitán de Navio Gabriel Oscar Catolino, Comandante do Grupo-Tarefa Argentino.
Na manhã do dia 7 de setembro, está previsto o término da fase de mar da Operação, quando será realizado um desfile naval pela orla da cidade do Rio de Janeiro, para marcar as comemorações alusivas ao Dia da Pátria.