Search
Close this search box.

Prevenção e combate a incêndio: a preparação dos militares da Marinha no mar e em terra

A nova edição da websérie “Isso é Marinha” já está no ar e mostra o treinamento dos militares no combate a incêndio

Por Primeiro-Tenente (RM2-T) Thaís Cerqueira

Em casos de incêndio, todo o tempo é precioso para salvar vidas e reduzir danos materiais. Diante disso, ter profissionais treinados para essas situações de emergência torna-se indispensável para a prevenção de um cenário caótico. No Centro de Adestramento “Almirante Marques de Leão” (CAAML), da Marinha do Brasil (MB), localizado em Parada de Lucas, no Rio de Janeiro (RJ), treinamentos cruciais são oferecidos: Cursos de Combate a Incêndio (CBINC) e adestramentos relacionados. Essa formação tem como objetivo principal capacitar militares e civis da MB para prevenir e combater incêndios em navios e organizações militares em terra, desempenhando um papel fundamental na prevenção de acidentes que podem ameaçar vidas e equipamentos a bordo.

O curso proporciona aos alunos uma formação teórica e prática capaz de fornecer as ferramentas necessárias para atuarem tanto na prevenção quanto no combate a incêndios. No caso de uma emergência em navios, por exemplo, essa preparação torna-se imperativa, já que na maioria das vezes a navegação é realizada distante da costa, na Amazônia Azul ou em alto-mar, sem a possibilidade de apoio externo e com comunicação limitada com os serviços em terra.

O CBINC é dividido em duas fases: teórica e prática. Na parte teórica, são apresentados conceitos como as classes de incêndio e métodos para a sua extinção, que serão amplamente utilizados na parte prática. Além disso, são realizados estudos de caso, como o do Navio de Assalto Anfíbio “USS Bonhomme Richard” (LHD-6), da Marinha dos Estados Unidos, que sofreu um incêndio de grandes proporções em julho de 2020, após uma explosão ocorrida enquanto passava por uma manutenção programada, no Porto de San Diego, na Califórnia. O fogo foi intenso e durou por quatro dias, deixando vítimas e causando danos tão consideráveis que a Marinha americana o desativou definitivamente em dezembro do mesmo ano.

A fase prática do curso é ministrada com o auxílio de simuladores de incêndio que atendem a requisitos pedagógicos, de segurança e ambientais, e são realizados por instrutores que possuem ampla experiência e qualificação. Durante os adestramentos, é utilizado fogo, de forma controlada, que traz realismo às ações e aproxima os militares das dificuldades que serão encontradas a bordo.

“Isso é Marinha” está de volta

O novo episódio do programa “Isso é Marinha”, websérie de sucesso no canal da MB no YouTube mostra as atividades da Força, foi gravado no CAAML em Parada de Lucas. Cheia de cenas de ação, nessa edição é possível acompanhar de perto as dificuldades do treinamento para combater incêndios e alagamentos nos navios. A apresentadora da série, Tenente Ohana, participa como aluna do Curso e adestramento de Combate a Incêndio e mostra detalhes dos desafios superados pelos militares que concluem essa formação.

Fonte: Agência Marinha de Notícias

Compartilhar:

Leia também

Inscreva-se na nossa newsletter