Exercício contou com a participação de 130 Fuzileiros Navais
Primeiro-Tenente (RM2-T) Larissa Vieira
A Marinha do Brasil (MB) finalizou, em 29 de novembro, a Operação “Marambaia”, realizada entre o Rio de Janeiro e a Ilha de Marambaia. O exercício envolveu cerca de 470 militares, incluindo 130 Fuzileiros Navais, o Navio Doca Multipropósito (NDM) “Bahia” e outros meios navais e aeronavais.
O principal objetivo da operação foi treinar os militares do Corpo de Fuzileiros Navais nas atividades marinheiras e elevar o grau de prontidão dos meios navais e aeronavais da Esquadra e das unidades da Força de Fuzileiros da Esquadra (FFE).
Durante os três dias de treinamento, iniciado no dia 27 de novembro, os militares realizaram exercícios como simulações de abandono de navio, pousos e decolagens de helicópteros em embarcações e o exercício estratégico de Desembarque Anfíbio na Marambaia. Esse último foi dividido em fases, incluindo o transporte de tropas e equipamentos do navio para a terra, utilizando Carros Lagarta-Anfíbio (CLAnf) e a Embarcação de Desembarque de Viaturas e Materiais, além do uso de duas aeronaves Super Cougar UH-15A para o deslocamento de pessoal.
O Comandante do NDM “Bahia”, Capitão de Mar e Guerra Sandro Soares Laudiauzer, destacou a relevância da operação ao fortalecer a sinergia entre a Esquadra e a Força de Fuzileiros da Esquadra.
“Essa operação representa a primeira oportunidade para grande parte da tropa embarcada participar de um exercício de desembarque anfíbio, permitindo a familiarização com o ambiente marítimo e com os procedimentos a bordo. Eu posso apontar isso como o principal benefício desse exercício. Além disso, foi um marco para o retorno do ‘Bahia’ ao ciclo operacional, após seu Período de Manutenção Geral”, afirmou o Comandante do NDM “Bahia”.
Cenários e simulações
A Operação “Marambaia” incluiu um cenário fictício, onde tensões políticas e econômicas em um país geravam uma insegurança local de moradia e permanência. Para simular essa operação, tropas desembarcaram na Ilha da Marambaia utilizando o conjugado anfíbio, que integra capacidades navais e terrestres.
Importância da Ilha de Marambaia
A Ilha da Marambaia foi escolhida por suas condições ideais para treinamentos militares. Com uma área de aproximadamente 50 km², ela é o único local no estado do Rio de Janeiro, onde navios, aeronaves e veículos militares podem realizar exercícios com armamento real.
Fonte: Agência Marinha de Notícias