Search
Close this search box.

Operação GUINEX III: Fragata Liberal realiza exercícios no mar com navio da Marinha de Togo

Exercício consolida a participação da MB no Golfo da Guiné

Na última sexta-feira (08), a Fragata “Liberal”, da Marinha do Brasil (MB), realizou exercícios no mar na costa ocidental do continente africano com o Navio-patrulha “Ito” da Marinha do Togo, como parte da Operação GUINEX III.

Durante o exercício, a Fragata “Liberal” recebeu a visita do Embaixador brasileiro em Togo, Nei Futuro Bitencourt, acompanhado do Chefe do Estado-Maior da Marinha togolesa (Comandante daquela Marinha), Capitão de Fragata Babate Atatoum Florent, destacando a importância da Diplomacia Naval em proveito das relações bilaterais.

O treinamento consistiu na aproximação dos navios, para a realização de ações de visita e inspeção, com o emprego das equipes de operações especiais. O navio togolês foi abordado pelo destacamento de Mergulhadores de Combate da MB, que se encontra embarcado na Fragata brasileira. Da mesma forma, o grupo de operações especiais do Togo realizou abordagem na Fragata “Liberal”, proporcionando a capacitação das equipes e o intercâmbio de procedimentos operativos.

Após o exercício de abordagem entre os navios, a Fragata realizou o lançamento da aeronave UH-12 “Esquilo”, para o sobrevoo dos meios navais. Ao término, houve uma passagem entre os navios, cumprindo-se o cerimonial correspondente.

A condução dos exercícios entre as Marinhas amigas possibilita o compartilhamento de experiências e de procedimentos operativos, preservando a manutenção da capacidade operacional da MB, em parceria com os países situados na costa ocidental da África e gerando maior coesão entre os participantes.

A Operação GUINEX consolida a presença da MB no Golfo da Guiné, entorno estratégico brasileiro, estabelecendo canais de cooperação com as Marinhas e Guardas Costeiras dos países da região e incrementando a interoperabilidade dos meios navais brasileiros com os atores locais, com foco na segurança marítima da região.

Após mais de um mês da desatracação da Base Naval do Rio de Janeiro, o Grupo-Tarefa da Operação GUINEX III atracará no Porto de Abidjã (Costa do Marfim) no próximo domingo (10), dando continuidade às atividades previstas na operação.

Fonte: Agência Marinha de Notícias

Compartilhar:

Leia também
Últimas Notícias

Inscreva-se na nossa newsletter