O Navio Patrulha Oceânico (NPaOc) “Amazonas” realizou, de 13 a 15 de agosto, a 15º operação de reabastecimento do Posto Oceanográfico da Ilha de Trindade (POIT). Na ocasião, foi feita também a substituição de 18 militares da tripulação, permitindo que a Marinha do Brasil (MB) continue ocupando e preservando aquele território afastado cerca de 1.160 quilômetros da costa de Vitória (ES), considerado estratégico para o Estado Brasileiro.
“A comissão ocorreu conforme planejada. O navio conseguiu executar o trabalho de reabastecimento e a troca da tripulação do destacamento, apoio logístico necessário ao POIT”, disse o Comandante do “Amazonas”, Capitão de Corveta Marcio Braga de Souza.
O reabastecimento ao POIT ocorre a cada dois meses. Dessa vez, o NPaOc “Amazonas” transferiu para a Ilha da Trindade gêneros alimentícios, combustível, materiais de obra e limpeza e um bote. Além disso, levou à Ilha mais cinco pesquisadores do Programa de Pesquisas Científicas na Ilha da Trindade e uma equipe da TV Record. Ao todo, foram três dias e meio de travessia.
“Foi uma grande honra acompanhar o trabalho dos militares da Marinha por oito dias. A seriedade e o profissionalismo com os quais trabalharam nesta comissão só fez aumentar o meu orgulho por essa instituição. Agradecemos pela oportunidade de mostrarmos todo esse serviço à sociedade brasileira”, disse o repórter da TV Record Vinícius Dônola.
A equipe da Record embarcou no “Amazonas” no dia 10 de agosto, na Base Naval do Rio de Janeiro, e teve a oportunidade de acompanhar os exercícios de combate de avarias, de tiro com metralhadora MAG 7.62 mm, postos de abandono, além de simulação de manobras táticas e treino físico militar.
Troca da chefia do POIT
O Capitão de Corveta Carlos Antonio Cabral Barreto assumiu a chefia do POIT em cerimônia realizada no dia 15 de agosto, na Ilha de Trindade.
O Capitão de Corveta Carlos Antonio Cabral Barreto assumiu a chefia do POIT em cerimônia realizada no dia 15 de agosto, na Ilha de Trindade.
Ao chegar à Ilha de Trindade, a equipe da Record pôde conhecer o trabalho e as atividades realizadas pela tripulação do POIT para preservação e de pesquisas apoiadas pela Instituição.
No dia 15 de agosto, acompanhou a cerimônia de passagem de função de chefia do POIT. Na data, o Capitão de Corveta Alexandre Santos da Silva passou o cargo para o Capitão de Corveta Carlos Antonio Cabral Barreto, que ficará à frente do POIT nos próximos quatro meses.
Por estar em latitude próxima das principais bacias petrolíferas e da região de maior desenvolvimento econômico e concentração populacional do País, a Ilha da Trindade constitui um posto avançado, vital para a Defesa Nacional.