13 de Janeiro, 2020 - 12:15 ( Brasília )

3ª Fase da Operação "Amazônia Azul" tem reforço da Esquadra Brasileira


A Operação "Amazônia Azul - Mar Limpo é Vida!" entrou na sua 3ª fase, que vai até o dia 19 de fevereiro e acontece na área marítima compreendida entre os estados do Rio de Janeiro e Pará. Durante esse período, a Esquadra Brasileira disponibiliza 9 navios e 11 aeronaves (aviões e helicópteros) para, juntamente com o Grupo de Acompanhamento e Avaliação - GAA, formado pela Marinha do Brasil, Ibama e ANP, e os coordenadores operacionais regionais, reforçar o monitoramento das áreas afetadas pelo derramamento de óleo que atingiu o litoral brasileiro, no segundo semestre do ano passado.

O Grupo-Tarefa da 3ª fase da Operação "Amazônia Azul - Mar Limpo é Vida!" se dirigiu ontem em direção às regiões Norte e Nordeste do país, locais que foram mais afetados pelas manchas de óleo. Na operação, que acontece paralelamente com a "Aspirantex" e a Operação "Verão", esta última coordenada pelos Distritos Navais, estão envolvidos cerca de 2.900 militares, dentre eles, destacamentos de Fuzileiros Navais e de Mergulhadores de Combate, que estão distribuídos nos navios participantes, prontos para atuar na limpeza de qualquer vestígio de óleo que venha a ser encontrado durante esse período, no mar, praias, mangues e recifes.

“Em razão das características de seus meios, a Esquadra consegue contribuir com o GAA e os coordenadores regionais no monitoramento de áreas marítimas afastadas, bem como em trechos da costa cujo acesso por terra se torna mais difícil, permitindo a revisita dessas áreas anteriormente atingidas”, explica o Comandante em Chefe da Esquadra, Vice-Almirante Mello.

A 3ª fase da Operação "Amazônia Azul - Mar Limpo é Vida!" faz parte de um esforço continuado que a Marinha do Brasil vem realizando, desde a primeira ocorrência de manchas, na contenção e neutralização dos efeitos danosos à natureza e à população. As ações voltadas para esse fim têm ocorrido em conjunto com o GAA, Exército Brasileiro, Força Aérea Brasileira, ICMBio, Polícia Federal, Petrobras, Defesa Civil, além de outros órgãos municipais, estaduais e federais, empresas e universidades.

Aspirantes participam de exercícios navais durante a 3ª Fase da Operação “Amazônia Azul - Mar Limpo é Vida!”


Nos primeiros dias da Operação “Aspirantex”, que ocorre durante a 3ª Fase da Operação “Amazônia Azul- Mar Limpo é Vida!”, 244 aspirantes dos 1º, 2º e 3º anos da Escola Naval vivenciaram uma série de exercícios de caráter militar, ligados às tarefas básicas do Poder Naval, quando puderam incrementar a formação teórica que possuem por meio da familiarização com a vida no mar, embarcados em navios da Esquadra brasileira.

Distribuídos entre as diversas estações de bordo envolvidas, os aspirantes participaram de exercícios de navegação, por ocasião do suspender do Rio de Janeiro; operações aéreas, quando tiveram oportunidade de voar nos helicópteros do Grupo-Tarefa; Transferências de Carga Leve e de Óleo no Mar; Trânsito com Oposição de Superfície e de Submarino; e Tiro Antiaéreo sobre Granada Iluminativa. “São exercícios que vão contribuir para a nossa carreira. Estamos aprendendo com oficiais que são bastante experientes. Esse conhecimento prático colabora para que futuramente estejamos prontos para cumprir com excelência os deveres de um oficial”, contou a aspirante do 2º ano da Escola Naval, Brunna Pontíficie.

Também integraram o cronograma de eventos desse início da operação, palestras, Treinamento Físico Militar, exercícios internos, como Controle de Avarias, entre outros. Para o aspirante Pedro Assis, também do 2º ano, as vivências durante a operação têm ajudado na escolha do Corpo que irá fazer.

“Para mim, que pretendo ser da Armada, poder conhecer o Centro de Operações de Combate, assim como outros compartimentos do navio, tem sido muito importante para eu ter convicção do que eu quero. Desde que chegamos, já aprendemos bastante coisa”, afirmou.

Os aspirantes permanecem embarcados até o dia 30 de janeiro, mas a 3ª Fase da Operação “Amazônia Azul - Mar Limpo é Vida!” se estenderá até 19 de fevereiro, na área marítima entre o Rio de Janeiro e Belém-PA.



ÚLTIMAS

MAIS LIDAS