Os navios do Comando do Grupamento de Patrulha Naval do Nordeste (ComGptPatNavNE) realizaram, no dia 2 de dezembro, exercício de tiro real no litoral do Rio Grande do Norte. O Grupo-Tarefa (GT) foi formado pelo Navio-Patrulha Oceânico (NPaOc) “Araguari”, pelo Rebocador de Alto Mar “Triunfo” e pelo Navios-Patrulha “Grajaú”, “Guaíba” e “Graúna”.
Na ocasião, o GT realizou exercícios de Ligth-Line, Grupo de Visita e Inspeção, além de limpeza de área e lançamento/recolhimento de alvo antes do evento principal. Os Navios-Patrulha realizaram tiro sobre alvo de superfície com sua bateria principal, o Canhão Bofors L/70 40mm.
Já o NPaOc “Araguari” efetuou com sucesso disparos com o Canhão MSI DS30M Mk.44 30mm, em continuidade à avaliação operacional do armamento.
O reparo foi realizado pelo Grupo de Apoio à Manutenção aos Sistemas de Armas (GRUEL), que consiste em uma equipe de alto de rendimento constituído por militares de bordo com o apoio da Diretoria de Sistema de Armas da Marinha (DSAM) e do Centro de Manutenção de Sistemas da Marinha (CMS).
Hoje, o NPaOc “Araguari” incrementa a sua capacidade de combate atuando na área de jurisdição do Comando do 3º Distrito Naval (Com3ºDN), maior parcela da Amazônia Azul.
|
O Grupo-Tarefa foi formado pelo Navio-Patrulha Oceânico “Araguari”, pelo Rebocador de Alto Mar “Triunfo” e pelos Navios-Patrulha “Grajaú”, “Guaíba” e “Graúna” |
|
NPaOc “Araguari” efetuou com sucesso disparos com o Canhão MSI DS30M Mk.44 30mm |
|
Exercícios de tiro real dos navios ocorreram no litoral do Rio Grande do Norte |