Fruto da V Conferência das Marinhas da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP), a Marinha do Brasil (MB) e a Marinha Portuguesa conduziram o primeiro exercício de partilha de informações sobre o Tráfego Marítimo (TM) entre as Marinhas e Guardas Costeiras da CPLP, no período de 18 a 20 de setembro.
Esta primeira edição contou com a participação da Marinha do Brasil, Marinha Portuguesa, Marinha de Guerra de Moçambique, Guarda Costeira de Cabo Verde e Guarda Costeira de São Tomé e Príncipe e foi coordenada a partir do Centro Integrado de Segurança Marítima (CISMAR).
O exercício ocorreu de modo virtual, utilizando o SISTRAM IV (Sistema de Informações sobre o Tráfego Marítimo), desenvolvido e utilizado pela MB para acompanhamento do TM.
O acesso foi disponibilizado aos participantes via rede mundial de computadores (World Wide Web) no endereço www.sistram.mar.mil.br, possibilitando que todos acompanhassem o mesmo panorama de superfície em tempo real.
A realização do Exercício CPLP 2019 foi uma oportunidade para troca de experiências entre os centros de acompanhamento do TM dos países participantes, proporcionando o aumento da Consciência Situacional Marítima, bem como corroborando para estreitar os laços de amizades já existentes.