Search
Close this search box.

Marinha participa do 25° Simpósio Internacional do Poder Marítimo

Propósito do evento é promover a cooperação marítima em nível regional e global

Por Agência Marinha de Notícias – Brasília, DF

No período de 19 a 22 de setembro, a Marinha do Brasil (MB), representada pelo Chefe do Estado-Maior da Armada, Almirante de Esquadra José Augusto Vieira da Cunha de Menezes, participou do 25° Simpósio Internacional do Poder Marítimo (ISS), que ocorreu nas instalações da Escola de Guerra Naval da Marinha dos Estados Unidos da América (U.S. Navy), localizada na cidade de Newport – Rhode Island.

Tendo como propósito promover a cooperação marítima em nível regional e global, o ISS é realizado a cada dois anos, desde 1969. Trata-se da principal conferência mundial sobre o poder marítimo e o evento político-militar mais importante do Comandante da U.S. Navy, sendo o fórum mundial que reúne o maior número de líderes navais em um único local.

O tema desta edição foi “Segurança através da Parceria”, que ressaltou a importância das alianças e parcerias sólidas para o enfrentamento das ameaças atuais, como pirataria, exploração ilegal de recursos naturais e contrabando. Nesse contexto, o Almirante Cunha, durante diversas reuniões bilaterais, teve a oportunidade de reforçar a importância da Zona de Paz e Cooperação do Atlântico Sul, reafirmando o protagonismo do Brasil e da MB nesta região.

Entre os painéis realizados, a MB foi convidada a participar do que tratou sobre pessoal, em especial as Praças. O Chefe do Estado-Maior apresentou diversos aspectos que tratam desde a captação até as ferramentas utilizadas para motivar e reter nosso pessoal, dando destaque ao Programa do Suboficial Mor, que vem, ao longo dos anos, capacitando as Praças mais antigas, para o pleno exercício da liderança.

“Estas Praças mais antigas provaram ser ativos essenciais na avaliação das necessidades e expectativas das nossas tripulações e no aconselhamento dos Comandantes nos seus processos de tomada de decisões, especialmente no que diz respeito ao moral, ao bem-estar e à realização profissional. A Marinha do Brasil continua a investir neste Programa convicta de que a formação de líderes é fundamental para o aperfeiçoamento do funcionamento da instituição”, disse o Almirante Cunha.

Fonte: Agência Marinha de Notícias

Compartilhar:

Leia também
Últimas Notícias

Inscreva-se na nossa newsletter