A Marinha do Brasil, representada pela Força Naval Componente Solimões (FNC 100), tem utilizado o Veículo Aéreo Não Tripulado (VANT) durante a Operação “Amazônia 2011”, exercício conjunto entre a Marinha, o Exército e a Aeronáutica, que aconteceu até o dia 03 de junho passado.
O emprego do VANT, denominado “Carcará”, tem o propósito de aprimorar o adestramento das tropas na Operação “Amazônia”, auxiliando no reconhecimento de áreas de difícil acesso, compilação do quadro tático e indicação de possíveis alvos de forma silenciosa e sutil.
Dentre outros recursos, o aparelho é equipado com uma câmera de 360º, que permite acompanhar o movimento de alvos. O modelo utilizado pode voar durante uma hora e meia, num raio de, aproximadamente, oito quilômetros. Chega a 3 mil metros de altura e tem velocidade máxima de 75 quilômetros por hora.
A utilização desse modelo, fabricado por uma empresa nacional, com a mais moderna tecnologia conhecida, permite incursões de tropas de maneira segura e eficaz, poupando custos relativos a material, bem como vidas humanas.
A Operação “Amazônia” é o nono exercício desse porte realizado na Região Amazônica desde 2002, envolvendo, este ano, aproximadamente 4.500 militares, e tendo o propósito de aprimorar o adestramento das três Forças para atuar, de forma coordenada e eficaz, em conflitos convencionais no ambiente de selva.
Fonte/Texto: Marinha do Brasil