Empresário auxiliará a instituição a se comunicar melhor com as novas gerações sobre a relevância do mar para o País
Por Primeiro-Tenente (RM2-T) Thaís Cerqueira
Nesta quarta-feira (18), a Marinha do Brasil (MB) entregou o título honorífico de “Embaixador de Comunicação Estratégica da Marinha do Brasil” ao empresário Flávio Augusto da Silva. Ele é conhecido pela trajetória repleta de conquistas em diversos campos, especialmente no empreendedorismo. A cerimônia aconteceu a bordo do Navio-Aeródromo Multipropósito “Atlântico”, maior navio de guerra da América Latina, e foi presidida pelo Comandante da Marinha, Almirante de Esquadra Marcos Sampaio Olsen.
A criação do título de Embaixador de Comunicação Estratégica é mais um esforço da MB para promover o diálogo com diversos atores sociais a fim de conscientizar sobre a importância do mar para o País. O título honorífico foi criado pelo Centro de Comunicação Social da Marinha para agraciar personalidades civis, sem vínculo funcional com a Força, que possam auxiliar no alcance dos objetivos de comunicação estratégica da Instituição e na potencialização da percepção da sociedade sobre a importância das atividades desenvolvidas pela MB.
A Marinha e Flávio Augusto possuem valores comuns e compartilham dos mesmos interesses, por isso o empresário foi escolhido para receber o título. Ele iniciou sua trajetória profissional no Colégio Naval, instituição recentemente reconhecida pelo Ideb (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica) como uma das 20 melhores escolas públicas do País para o Ensino Médio. Flávio Augusto frequentemente menciona em suas obras e mídias sociais a importância dessa experiência para seu amadurecimento e desenvolvimento profissional.
Segundo o Comandante da Marinha, Almirante de Esquadra Marcos Sampaio Olsen, a designação para exercer a nobre e distinta missão de Embaixador Estratégico é um reconhecimento inequívoco dos valores compartilhados pelos marinheiros de ofício ou afeição.
“Sua expertise em comunicação constitui diferencial inegável, relevante para fortalecer a mentalidade marítima na sociedade brasileira, certo que seu apoio voluntário, sua visão estratégica, entusiasmo e seus canais de comunicação proporcionarão recurso relevante para as ações de divulgação da Força Naval e do mar para o povo brasileiro.”
De acordo com Flávio Augusto, sua presença digital vai ajudar a traduzir questões técnicas e estratégicas da Marinha de forma clara e acessível para seus seguidores, que incluem jovens, formadores de opinião e pessoas interessadas no desenvolvimento do Brasil. Sua missão, sem nenhum tipo de remuneração, será mostrar como a Marinha é uma instituição crucial para todos os brasileiros, seja em tempos de paz ou não.
“No período em que estive na Força, aprendi sobre disciplina, compromisso e liderança, qualidades que leva comigo até hoje, tanto na vida pessoal quanto na profissional”. Afirmou, ainda, que sempre esteve atento às iniciativas da Marinha e agora, com esse convite para ser embaixador, poderá retribuir um pouco do que aprendeu.
O evento contou com um cerimonial à bandeira nacional comentado, apresentação da Banda Sinfônica do Corpo de Fuzileiros Navais e da Banda Marcial do Corpo de Fuzileiros Navais, com a participação especial do coral de crianças do Programa Forças no Esporte (PROFESP) e da cantora Mona Vilardo interpretando Emilinha Borba.
O empresário também recebeu a medalha “Amigo da Marinha”. A Medalha “Amigo da Marinha” foi criada em agosto de 1966 para agraciar personalidades civis, sem vínculo funcional com a Marinha do Brasil, militares de outras Forças, bem como instituições que se tenham distinguido no trabalho de divulgar a mentalidade marítima, no relacionamento com a MB, na defesa dos interesses atinentes à Marinha e na divulgação da importância do mar para o País.
Mentalidade Marítima
O mar é indispensável para o Brasil e a importância da “Amazônia Azul”, conceito político-estratégico que remete à importância do Poder Marítimo para o Brasil, deve ser entendida por todos os brasileiros. O termo Amazônia Azul foi criado para despertar na opinião pública a noção da importância das áreas marítimas sob jurisdição brasileira, tão vastas, ricas em biodiversidade e recursos naturais, com tanta importância ambiental e tão vulneráveis quanto a floresta Amazônica, a “Amazônia Verde”.
Busca-se, com isso, a valorização, preservação, uso sustentável e a proteção das Águas Jurisdicionais Brasileiras, que compreendem cerca de 5,7 milhões de km², onde são produzidos mais de 95% do petróleo nacional, 85% do gás natural e trafegam 95% do comércio exterior. Onde, portanto, mais de 20 milhões de empregos se sustentam.
“O trabalho em parceria com a equipe de marketing do Flávio Augusto, vai nos ajudar a transmitir e traduzir essa e outras mensagens institucionais importantes para um público jovem, qualificado e formador de opinião”, explica o Diretor do Centro de Comunicação Social da Marinha, o Contra-Almirante Alexandre Taumaturgo Pavoni.
Perfil do Flávio Augusto
Ex-aluno do Colégio Naval, empresário e empreendedor de muito sucesso nos ramos da educação e da comunicação digital, deixou a Marinha após dois anos. Ele possui ao redor de 12 milhões de seguidores nas mídias sociais, e alcança mais de 50 milhões de impactos em suas publicações. O público que o segue é bastante diversificado, mas é majoritariamente jovem, entre 18 e 35 anos, em busca de qualificação e crescimento profissional e empresarial.
Em 1995, fundou a WiseUp, que se tornou a maior escola de idiomas para adultos da América Latina. Em 2013, vendeu a WiseUp por R$ 960 milhões e comprou o clube de futebol Orlando City. O time, estrelado por Kaká, estreou na MLS em 2015 e, em 2017, inaugurou seu próprio estádio. Em 2016, Flávio recomprou a WiseUp por R$ 388 milhões e, em 2018, o fundo Kinea, do Itaú, tornou-se sócio da empresa.
Entre 2015 e 2019, lançou quatro livros best-sellers e, em 2021, vendeu o Orlando City por R$ 2,1 bilhões. Entre 2021 e 2023, adquiriu a Escola Conquer, Medcof, Vende-C e Aprova Total. Atualmente, Flávio Augusto é presidente da Wiser Educação, com 700 mil alunos, e uma figura influente no empreendedorismo brasileiro, com mais de 12 milhões de seguidores nas redes sociais. Em 2023, fundou a Mentoring League Society e, em 2024, integrou a “Trinca”, a maior turnê de palestras do Brasil, que reuniu 70 mil pessoas em 21 capitais.
Fonte: Agência Marinha de Notícias