Com a finalidade de fiscalizar embarcações em todo o País, como também orientar a população sobre a importância da salvaguarda da vida humana no mar, a Marinha do Brasil, representada pelo Comando do 5º Distrito Naval (Com5ºDN), iniciou no dia 19 de dezembro de 2011 a Operação Verão 2011/2012, nos estados do Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná. O término da Operação está previsto para o dia 16 de março.
Durante as ações, os militares fiscalizam, entre outros pontos, o excesso de lotação das embarcações, disponibilidade de coletes salva-vidas e sinalização.
A Capitania dos Portos do Rio Grande do Sul (CPRS) vem realizando ações de Inspeções Navais e de Presença nas diversas localidades de balneabilidade e concentração de embarcações de esporte recreio nas regiões de praias e no interior do Estado, sendo as mais frequentes a Região da Praia do Cassino, Lagoa dos Patos e Molhes da Barra, na cidade do Rio Grande; Praia do Mar Grosso, no Município de São José do Norte; Praia do Laranjal e Canal de São Gonçalo, em Pelotas; além dos Municípios de São Lourenço do Sul, Tapes e Arambaré. Na região da Lagoa Mirim, estão sendo fiscalizadas as cidades de Santa Vitória do Palmar e Jaguarão, entre outras.
Em Santa Catarina, a Operação Verão vem desenvolvendo ações diárias de conscientização, orientação e Inspeção Naval, nas áreas de maior concentração de embarcações da Ilha de Santa Catarina e arredores, notadamente na Baía Norte (Jurerê, Canasvieiras e Tinguá), Lagoa da Conceição e Baía Sul, bem como na Ilha do Campeche e na Praia da Guarda do Embaú.
As principais infrações notificadas são referentes à condução de embarcações por patrão não-habilitado e/ou sem registro da embarcação e tráfego em áreas reservadas aos banhistas, a menos de 200 metros da costa.
No Paraná, a Capitania dos Portos do Paraná (CPPR) realiza a Operação no Litoral do Estado. Diariamente, equipes de Inspeção Naval percorrem diferentes pontos das baías de Paranaguá e de Guaratuba, ilhas e demais acessos marítimos, com o propósito de fiscalizar embarcações e orientar navegadores quanto à segurança da navegação, com o cumprimento das normas vigentes. Até o dia 3 de janeiro, a CPPR inspecionou 437 embarcações, apreendeu outras seis e emitiu 52 notificações.
As aeronaves do 5º Esquadrão de Helicópteros de Emprego Geral (HU-5) também estão atuando na salvaguarda da vida humana nas águas jurisdicionais do Com5ºDN.
Seguem os cinco passos para uma navegação segura: 1 – Não conduza uma embarcação se ingerir bebida alcoólica. |