Dia 29 de outubro, militares da Marinha do Brasil, subordinados ao Comando do 2º Distrito Naval, realizaram limpeza em algumas praias da área de jurisdição.
A Delegacia da Capitania dos Portos em Ilhéus realizou a remoção de resíduos de óleo nas praias da Avenida, em Ilhéus-BA, e de Barra Grande, na Península de Maraú-BA. Já a Capitania dos Portos de Sergipe fiscalizou e contribuiu na limpeza de vestígios de óleo das Praias dos Artistas e Atalaia, em Aracaju-SE.
Parte da tripulação do Navio-Varredor “Albardão" e militares da Base Naval de Aratu realizaram a limpeza da praias de Mureré e Cueira, na Ilha de Tinharé-BA.
O Navio-Balizador “Tenente Boanerges" está na área do Arquipélago de Abrolhos desde o dia 28 de outubro. Além disso, diariamente, as equipes das capitanias dos portos, delegacias e agências subordinadas monitoraram a área costeira da Bahia e Sergipe, em coordenação com órgãos ambientais e prefeituras da região. Também são empregadas equipes de Fuzileiros Navais na área costeira de Salvador e na área interna da Baía de Todos-os-Santos.
Marinha do Brasil e órgãos do Estado de Alagoas recolhem resíduos de óleo na praia de Bitingui
A Marinha do Brasil (MB), o Exército Brasileiro e órgãos do Estado de Alagoas recolheram, no dia 29 de outubro, resíduos de óleo na praia de Bitingui, em Japaratinga-AL. Estiveram envolvidos 20 militares da MB, a Defesa Civil, Secretaria de Meio Ambiente de Japaratinga, o Exército e a Secretaria Estadual de Ressocialização e Inclusão Social.
Militares da Capitania dos Portos do Ceará, Agência de Camocim e Agência de Aracati retiram partículas de óleo em praias do Ceará
Militares da Capitania dos Portos do Ceará e das agências de Araca-CE e Camocim-CE removeram, no dia 29 de outubro, aproximadamente três quilos de resíduos esparsos, na Praia de Bitupitá, em Barroquinha–CE, e cerca de 200 gramas na Barra do Rio Pirangi, em Beberibe-CE. O monitoramento e a limpeza das praias foram executado por 24 militares.