Search
Close this search box.

Lançamento ao mar do Navio Hidroceanográfico Fluvial “Rio Branco”

No dia 20 de outubro, foi lançado ao mar, no estaleiro INACE (Indústria Naval do Ceará), em Fortaleza (CE), o Navio Hidroceanográfico Fluvial “Rio Branco”. O NHoFlu “Rio Branco” teve seu projeto de concepção realizado pelo Centro de Projetos de Navios, tendo sido posteriormente detalhado pelo estaleiro INACE, contratado após ter sido selecionado em processo licitatório.

 

A construção foi iniciada em 06 de dezembro de 2012, com a supervisão da Diretoria de Engenharia Naval. Seu batimento de quilha foi realizado no dia 23 de abril de 2013 e sua entrega à Marinha está prevista para dezembro de 2014.

 

A obtenção do novo meio está inserida no Projeto de Cartografia da Amazônia, realizado em parceria com o Exército Brasileiro, a Força Aérea Brasileira e o Serviço Geológico do Brasil, sob coordenação do Centro Gestor e Operacional do Sistema de Proteção da Amazônia, órgão subordinado ao Ministério da Defesa.

Ao navio serão atribuídas tarefas de levantamentos hidroceanográficos, coleta de dados ambientais, atualização contínua de cartas e publicações náuticas das principais hidrovias da região amazônica, além de poder atuar de forma extraordinária em apoio a órgãos governamentais na Defesa Civil, em ações de socorro e ações cívico-sociais.

Prova Mar da Lancha Orgânica do Navio Hidroceanográfico Fluvial “Rio Branco” é realizada no Rio de Janeiro

No dia 31 de outubro, foi realizada no Rio de Janeiro (RJ), a Prova de Mar da Lancha Orgânica (LO) do Navio Hidroceanográfico Fluvial (NHoFlu) “Rio Branco”, ora em construção no estaleiro INACE, localizado em Fortaleza (CE).

A LO, identificada como “Rio Branco-01”, teve sua concepção pautada em requisitos técnicos e operacionais estabelecidos pela Diretoria de Engenharia Naval e pelo Centro de Hidrografia da Marinha, contando ainda com o apoio da Base de Hidrografia da Marinha, em Niterói (RJ), no tocante ao desenvolvimento do arranjo final para emprego dos equipamentos científicos.

O estaleiro DGS Defence, construtor da LO, foi selecionado pelo estaleiro INACE, após o processo de busca e qualificação no mercado. A experiência e o sucesso no fornecimento de embarcações militares ou de pesquisa muito contribuíram para a escolha do estaleiro construtor, para a Marinha do Brasil, com o emprego quase que integral de tecnologia, materiais, equipamentos e mão de obras nacionais.

Essa embarcação destina-se a executar o sensoriamento hidroceanográfico de águas de acesso restrito, operando como um braço do NHoFlu “Rio Branco”, aumentando sua capacidade de atuação no Projeto de Cartografia da Amazônia.

Características Principais:

Material: Polietileno de Alta Densidade (PEAD)

Comprimento: 7,5m
Boca: 2,4m
Deslocamento: 3t
Velocidade Máxima: 36nós
Tripulação: 6
Propulsão: 2 motores 150HP (controle eletrônico)
Geração de Energia: 2 geradores de 2 KVA

Equipamentos Científicos:

Ecobatímetro Monofeixe Sinrad EA400 SP
Ecobatímetro Multifeixe Edgetech 272 TD

Compartilhar:

Leia também

Inscreva-se na nossa newsletter