Índia testa 1º porta-aviões de fabricação nacional

O primeiro porta-aviões construído em estaleiros indianos começou seus testes de navegação esta semana – anunciou a Marinha nesta quinta-feira (5).

O "INS Vikrant", de 262 metros de comprimento, iniciou seus testes na costa de Kerala (sul) na quarta-feira (4) e se somará ao porta-aviões "INS Vikramaditya", comprado em 2004 da Rússia.

Com isso, a Índia se une "a um pequeno grupo de nações capazes de projetar e de construir elas mesmas um porta-aviões", declarou a Marinha, pedindo ao Executivo um terceiro porta-aviões para equiparar a frota da China.

Segundo as autoridades, outros 44 navios e submarinos estão em construção nos estaleiros indianos.

Na segunda-feira (2), a Marinha anunciou que enviará uma força de quatro navios para o Sudeste Asiático, o Mar da China Meridional e o Pacífico Ocidental para dois meses de exercícios bilaterais e multilaterais – em particular com Vietnã, Filipinas, Indonésia, Japão, Austrália e Estados Unidos.

Índia, Japão, Austrália e Estados Unidos formam uma aliança informal chamada "Quad", que se apresenta como um meio de contenção da influência chinesa na região.

Compartilhar:

Leia também
Últimas Notícias

Inscreva-se na nossa newsletter