Rio de Janeiro (RJ) – O Centro de Avaliações do Exército (CAEx), "Campo de Provas da Marambaia", realizou, na semana de 25 a 29 novembro, a avaliação operacional do fuzil de assalto 7,62mm IA2. A avaliação incluiu o tiro da granada 40×46 mm, dentro das normas previstas nas Instruções Gerais de Tiro com o Armamento do Exército (IGTAEx).
O teste de avaliação é composto por três etapas: a do tiro de instrução básico; a do tiro de instrução avançado e a do tiro de combate básico. Esse processo busca verificar a efetividade do armamento no seu primeiro disparo a uma distância de até 100 metros.
As atividades foram apoiadas pelo 1° Esquadrão de Cavalaria Paraquedista, que simulou todas as situações de combate possíveis com emprego do material, inclusive durante o salto de aeronave.
Nessa mesma ocasião, foram realizados, também, testes técnicos do fuzil de assalto 7,62mm IA2, que compreenderam o lançamento de granada de bocal e tiro com supressor de ruídos, todos monitorados por uma equipe de engenheiros e técnicos da Indústria de Material Bélico do Brasil (IMBEL).
Acima testes com o supressor de ruídos
Matérias Relacionadas
MBEL Fuzil MD97 – 5,56 mm
Fuzil de Assalto IMBEL MD97, 5,56mm. Além da venda de 1.500 peças para a Força Nacional de Segurança, das quais mais de 300 já entregues, mais 7 Polícias Militares já tinham mantido contatos para possível compras. Um contrato de exportação de 1.000 unidades, para um país africano, também está em negociações. A produção do FAL, 7,62mm, e suas versões, continua nas fábricas da Imbel. Não está definido se o Exército adotará o MD97, como um todo, ou somente unidades selecionadas como as Brigadas de Pára-quedistas e a de Operações Especiais. (Dados 2004)
Matérias sobre o MD97
Fuzil MD97 – Novos Fuzis de Assalto da Imbel 5,56mm – Expedito Bastos http://www.defesanet.com.br/eb/fuzil556.pdf 2,4MB
O Histórico da Evolução do Fuzil de Assalto, a Atualidade e o Contexto Brasileiro Alexandre Beraldi – 10 Setembro 2004 – Alexandre Beraldi
http://www.defesanet.com.br/docs/fuzilassalto.pdf 1,7 MB
Militares e civis participaram de curso de instrução sobre o Fuzil 5,56 mm IA2
Naval – 14 NOV, 2012
Fuzil de Assalto 5,56 IMBEL A2 – Avaliação de Armamento pelo EB
O IA2 como armamento de dotação dos Fuzileiros Blindados no combate de 4ª geração
Doutrina Militar – 16 JUN, 2017