No dia 29 de janeiro, a Fragata “União” (F45) suspendeu da Base Naval do Rio de Janeiro para integrar a Força-Tarefa Marítima (FTM) da Força Interina das Nações Unidas do Líbano (UNIFIL).
O Navio atracará em Beirute (LIB) no dia 8 de março após realizar escalas logísticas em Natal (BRA), Las Palmas (ESP) e Toulon (FRA), e substituirá a Fragata “Liberal” (F43), que já se encontra naquela área de operação desde setembro de 2016. Na ocasião, ocorrerá pela décima primeira vez o rodízio de navios da Marinha brasileira, integrantes da FTM da UNIFIL, e será a 4ª participação da “União”.
A missão UNIFIL foi criada pela Organização das Nações Unidas (ONU) em 1978 e conta, atualmente, com a participação de diversos países, incluindo o Brasil, e com cerca de 12 mil militares e policiais, além de funcionários civis. No dia 29 de setembro de 2011, foi autorizado, pelo Congresso Nacional, a Marinha do Brasil enviar um navio para integrar a Força-Tarefa Marítima (FTM) da UNIFIL. A presença do navio brasileiro naquela região contribui para a garantia da paz e da segurança do Líbano, impedindo a entrada de armamento, munição, drogas e contrabando.