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Expansão Chinesa – A Corveta Chinesa “Type 056/056A” Classe “Jiang Dao”

A Corveta Chinesa “Type 056″ (Classe “Jiang Dao”) PLANS 583 Ganzhou

Reis Friede *

Em prosseguimento ao ambicioso projeto de expansão da Marinha chinesa, as forças navais de Pequim, – além de estarem projetando e desdobrando grandes unidades de superfície, como o destróier (contratorpedeiro) “Type 055” (em essência um cruzador ainda maior que a classe norte-americana de cruzadores “Ticonderoga”), porta-aviões (navios-aeródromo) (como o “Type 003”, convencional, e o “Type 004”, de propulsão nuclear) e porta-helicópteros multipropósito, com capacidade de desembarque anfíbio (a exemplo do “Type 075”) -, também seguem construindo modernas corvetas furtivas, armadas com mísseis.

Esses navios são destinados à proteção não somente do território continental, mas, especialmente, das novas possessões territoriais insulares no Mar Meridional da China: as famosas ilhas artificiais, inicialmente concebidas no programa de efetiva conquista da chamada “linha das nove raias” (ou dos “nove traços”) de HU JINTAO em 2009, e que XI JINPING, ao arrepio de toda a sorte de condenações em tribunais internacionais, anexou, ampliou (aterrando-as) e militarizou nos últimos anos.

Trata-se de embarcações que, de forma diversa dos chamados principais navios de superfície (cruzadores, destróieres e fragatas), são extremamente ágeis (e, portanto, muito eficientes) em águas mais rasas, próximas do litoral. Vale lembrar que as missões em águas costeiras demandam um modelo específico de navio, sendo as corvetas, – belonaves tradicionalmente maiores que os navios-patrulha oceânicos e menores que as fragatas -, particularmente, os mais adequados (e capazes) de realizar uma ampla gama de missões nesta porção marítima, incluindo patrulha costeira, escolta de curta duração e combates navais de baixa intensidade, inclusive antissubmarino (ASW).

Corvetas Type 56A navegando no Mar da China

Ademais, nunca é demasiado pontuar que, com o avanço das tecnologias navais, as corvetas de última geração são, cada vez mais, melhor equipadas e armadas, alcançando, destarte, capacidade combativa comparável ou superior à das fragatas de 40 anos atrás. Além disto, são menores, mais leves e mais baratas de construir e operar.

Muitos países se destacam no uso de corvetas, como a Rússia, cuja Marinha detém mais de 80 embarcações deste tipo. 20 delas possuem mísseis antinavio (MAN) e antiaéreos (MAS): seis da classe “Buyan-M”/“Sviyazhsk”, duas da classe “Bora-Sivuch”/“Dergach” e 12 da classe “Nanuchka-Ovod”/“Nanuchka III”; e 29 são equipadas com mísseis superfície-ar (MSA): duas da classe “Grisha-Albatros”/“Grisha III”, 18 da classe “Grisha-Albatros”/“Grisha V”, três da classe “Buyan”/“Astrakhan” e seis da classe “Parchim II”. O mesmo se pode dizer da China, que, desde o início do século XXI, vem investindo fortemente no desenvolvimento e construção de corvetas de última geração, como é o caso da classe “Type 056/056A” (“Jiang Dao”), cujo navio líder, o Bengbu (indicativo 582), entrou em serviço em fevereiro de 2013.

Disposição dos mísseis mar-mar

O objetivo dessa corveta reside, sobretudo, na complementação das novas fragatas “Type 054-4”, que começaram a ser incorporadas em 2008, e na substituição das antigas (e obsoletas) corvetas “Type 037”. As corvetas “Type 056” (multipropósito) e “Type 056A” (especializada em guerra antissubmarino – ASW) têm comprimento de 90m, boca de 11,1m, calado máximo de 4,4m, deslocamento a plena carga de 1.500t, velocidade máxima estimada em 25 nós (embora algumas fontes indiquem 30 nós) e alcance de até 6.500km, a 16 nós. A propulsão é do tipo CODAD (Combined Diesel and Diesel), com dois motores diesel SEMT Pielstick PA6-STC, com aproximadamente 7.000bhp cada um, acionando duas hélices de passo controlável. Estão equipadas com sensores avançados, como o radar de busca aérea e de superfície Type 360 (banda E/F), cujo alcance é de 250km, o radar de navegação Type 760 e o radar de direção de tiro Type 347G (LR-66), ambos operando na banda I, além do radar para controle de helicópteros Type 754. Tanto a “Type 056” quanto a “Type 056A” estão equipadas com um sonar de casco na proa, sendo que as “Type 056A” possuem também um sonar de hidrofone rebocado e um sonar de profundidade variável.

É oportuno esclarecer que, para um navio do seu porte, a “Type 056” é bem armada, contando com um canhão H/PJ-26 (equivalente ao russo AK-176) de 76mm, dois H/PJ17 de 30mm (em reparos operados remotamente), quatro mísseis antinavio C-802 (YJ-83/CSS-N-8 Saccade), – que, dependendo da versão, podem atingir alvos a cerca de 200km -, dois reparos triplos de tubos de torpedos AS de 324mm e um lançador óctuplo de mísseis antiaéreos FL-3000N, com alcance de 6km contra alvos supersônicos e de 9km contra alvos subsônicos. Ainda que não possua hangar para a guarda de helicópteros, é dotada de um convoo capaz de receber helicópteros médios, como o Harbin Z-9 (Airbus AS365 Panther 2 construído sob licença) ou equivalente. A China também possui versões de exportação dessa corveta, que atualmente já estão servindo, em variantes diferentes, nas Marinhas de Bangladesh e da Nigéria.

Interessante vídeo do US Naval Institute Proceedings recém divulgado sobre as Corvetas Jiangdao

O plano original da Marinha do Exército de Libertação Nacional envolve a construção de 80 “Type 056/Type 056A”, com cerca de 60 a 70 já em plena operação pela força naval de Pequim em 2020; a mais recente a ser incorporada, em junho, foi a Jingdezhen (617). O ritmo de construção é impressionante, considerando que nos primeiros meses de 2020 os chineses lançaram ao mar 10 “Type 056”, com outras 10 estando em construção e previstas para serem lançadas ainda entre 2020 e 2021. Com os chineses construindo grandes ilhas militares no Mar do Sul da China, e com muitas destas ilhas equipadas com portos para o reabastecimento de navios, essas corvetas desempenharão um papel muito importante para os planos de reivindicação de todo aquele vasto e importante mar.


* Professor Emérito da Escola de Comando e Estado-Maior do Exército (ECEME), Professor Honoris Causa da Escola de Comando e Estado-Maior da Aeronáutica (ECEMAR), Professor Emérito da Escola de Aperfeiçoamento de Oficiais do Exército (EsAO) e Conferencista Especial da Escola Superior de Guerra (ESG). Site: https://reisfriede.wordpress.com/ . E-mail: reisfriede@hotmail.com

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