Foi comemorado, em 6 de fevereiro, o 37º aniversário da Estação Antártica Comandante Ferraz (EACF), com a participação dos integrantes do Grupo-Base POLARIS, além de representantes da Secretaria da Comissão Interministerial para os Recursos do Mar, do Navio de Apoio Oceanográfico “Ary Rongel” e de funcionários da empresa China Electronics Import and Export Corporation.
Inicialmente conformada por oito módulos contêineres e com capacidade para acomodar 12 pessoas, a inauguração da EACF estabelecia os alicerces que tornariam perene a presença física do Brasil na Antártica.
Hoje, a recém-reinaugurada EACF ocupa um complexo de cerca de 4.500 m², dispõe de 17 laboratórios, equipados para atender pesquisas de alto nível em diversas áreas do conhecimento, e conta com acomodações para 64 pessoas.
Casa do Brasil na Antártica, a EACF representa a concretização das aspirações nacionais de estar presente e desenvolver atividades de pesquisa científica no Continente Branco, contribuindo para que o País mantenha a condição de Membro Consultivo do Tratado Antártico e tenha assegurado direito a voz e voto na definição do futuro do Continente.