O “Dia D” das Operações “ADEREX-Anfíbia/Superfície” 2021 começou antes mesmo do Sol nascer. Por volta das 5h da manhã, duas Embarcações de Desembarque de Viatura e Pessoal (EDVP) e dez Carros Lagarta Anfíbio (CLANF) deram início ao transporte de Fuzileiros Navais dos navios da Esquadra até a Praia de Itaoca, município de Itapemirim (ES).
Ao mesmo tempo, três aeronaves decolaram do Navio-Aeródromo Multipropósito “Atlântico” e do Navio-Doca Multipropósito “Bahia” levando tropas do 3º Batalhão de Infantaria, que realizou o reconhecimento da área para que as embarcações pudessem abicar com segurança.
|
Aeronave UH-15 realizando desembarque em meio aquático (Tethered Duck) |
O desembarque anfíbio, principal objetivo da comissão, simulou a ocupação de território hostil e foi realizado com a participação de mais de 300 militares da Força de Fuzileiros da Esquadra e elementos de Operações Especiais de Comandos Anfíbios (ComAnf) e de Mergulhadores de Combate (MeC). Por meio de ações e decisões coordenadas, o exercício contribuiu para elevar a capacidade operativa e expedicionária da Força.
Após cerca de 10 horas de intensos adestramentos, os militares, as viaturas e os equipamentos reembarcaram nos navios da Esquadra participantes das Operações “ADEREX-Anfíbia/Superfície” 2021, que continua até o dia 28 de maio, com o propósito de realizar exercícios de caráter estritamente militar, por meio de Operações Anfíbias, a fim de contribuir para elevar o grau de prontidão dos meios navais e aeronavais e de unidades da Força de Fuzileiros da Esquadra.
Militares são infiltrados por Fast Rope