Search
Close this search box.

Curso de Oficiais para as Marinhas Amigas recebe instruções no Simulador de Manobra do CIAW

Navegar sem sair de terra firme. Foi exatamente assim que os Oficiais-Alunos do Curso de Formação de Oficiais para as Marinhas Amigas (CFOMA), ministrado no Centro de Instrução Almirante Wandenkolk (CIAW), sentiram-se ao receber instruções no Simulador de Manobra, no último dia 1° de agosto. A aula, que antecedeu a terceira fase do curso, correspondente ao estágio embarcado, possibilitou aos alunos do CFOMA um maior contato com os cenários reais de atracação, desatracação, fundeio e navegação de um navio.

O Simulador de Manobra do CIAW utiliza o conceito de game-based-training, ou seja, ele é baseado em jogo para treinamento e instrução, com emprego do modelo em três dimensões de um navio da Marinha do Brasil, tendo como cenários a Baía de Guanabara e mar aberto. A máquina reproduz, também, o interior do passadiço, e os monitores integrados apresentam, por meio de software, a visão que se tem de dentro do navio durante as manobras.

O CFOMA conta com 11 militares angolanos e 18 namibianos. O currículo é composto pelo Ensino Militar-Naval e pelo Ensino Profissional, com disciplinas nas áreas de armamento, eletrônica, comunicações, máquinas e eletricidade naval. Após a fase básica e específica no CIAW ocorre o estágio embarcado, com duração de seis meses, onde os alunos são distribuídos pelos navios do Comando do Grupamento de Patrulha Naval do Sudeste, Esquadra e Avisos de Instrução da Escola Naval.

Compartilhar:

Leia também
Últimas Notícias

Inscreva-se na nossa newsletter