Comitiva cumpre agenda de reuniões e visitações até esta sexta (28)
Por Primeiro-Tenente (T) Taise da Silva Oliveira – Rio de Janeiro, RJ
Pela primeira vez, após a posse em fevereiro desse ano, o Coordenador da Área Marítima do Atlântico Sul (CAMAS), Contra-Almirante Enrique Antonio Balbi, da Armada Argentina, vem ao Brasil para reuniões e visitas à Marinha. Após um ano de gestão argentina, a viagem faz parte de calendário protocolar de visitas operativas às Marinhas da Argentina, do Paraguai, do Brasil e do Uruguai, que compõem a Área Marítima do Atlântico Sul (AMAS). A comitiva do CAMAS é composta por oficiais assessores pertencentes às Marinhas dos Estados-Membros da AMAS.
A programação teve início, no dia 25, com visita às instalações do Complexo Naval de Itaguaí, no Rio de Janeiro. A comitiva conheceu as seções do Submarino “Angostura”, quarto submarino convencional de propulsão diesel-elétrica pertencente ao Programa de Submarinos da Marinha.
A agenda prosseguiu com visita ao Comando Local de Controle Operativo (COLCO) Brasil, onde foram debatidos a atualização da doutrina de Controle Naval do Tráfego Marítimo e procedimentos para prover a segurança do tráfego marítimo e o incremento da consciência situacional marítima. “O CAMAS vai seguir trabalhando para manter a segurança no Atlântico Sul e suas linhas de comunicação marítimas, além de promover o intercâmbio de informações entre Brasil, Argentina, Uruguai e Paraguai”, disse o Almirante Balbi.
Com a missão de coordenar as ações de direção, monitoramento e defesa do comércio marítimo, pesca e atividades desenvolvidas nas águas jurisdicionais dos países integrantes da Área Marítima do Atlântico Sul, o CAMAS realiza visitas operativas aos países pertencentes à AMAS, com objetivo de reforçar os laços de amizade e manter a unicidade de comunicação. A comitiva visitou as Marinhas do Paraguai, nos dias 20 a 24 de março, e do Uruguai, nos dias 10 a 14 de abril.
AMAS
A Área Marítima do Atlântico Sul foi estruturada em 1967, para atender ao Plano de Coordenação da Defesa do Tráfego Marítimo Interamericano. A doutrina da AMAS prevê, como propósito, coordenar as ações dos países americanos quanto ao Controle Naval do Tráfego Marítimo continental, estabelecendo um sistema integrado com o Comando Local de Controle Operativo, que permite monitoramento, intercâmbio de informações e defesa, em tempo de paz ou de guerra. O cargo de CAMAS é exercido por um Contra-Almirante, em sistema de rodízio bianual entre as Marinhas de Argentina, Brasil e Uruguai.
Agência Marinha de Notícias