Em 15 anos, Centro ministrou diversos cursos e estágios para militares e civis, brasileiros e estrangeiros
Por Agência Marinha de Notícias – Rio de Janeiro, RJ
A Marinha celebrou seus esforços na capacitação de pessoal para atuar em Operações de Paz no dia 28 de agosto, data em que o Centro de Operações de Paz de Caráter Naval (COpPazNav) completou 15 anos. Instalado no Centro de Instrução Almirante Sylvio de Camargo (CIASC), o COpPazNav é reconhecido pela competente execução da tarefa de preparar militares da MB, de outras Forças Armadas, de Forças Auxiliares, civis de diversos órgãos e instituições e, também, militares de Nações Amigas para atuarem em operações de paz e humanitárias.
Como uma organização de alcance nacional e internacional, o Centro ministra diversos cursos e estágios, dentre os quais se destacam o Curso Internacional de Força Tarefa Marítima das Nações Unidas, o Curso Internacional de Operações de Paz Ribeirinhas e o Curso Internacional de Inteligência para Oficiais, todos formalmente certificados pela ONU e conduzidos em língua inglesa, além do já notabilizado Curso Internacional de Operações de Paz para Mulheres.
“Nesta honrosa e festiva data, sinto-me no dever de prestar especial homenagem a todos os militares que outrora integraram a tripulação do COpPazNav, pelo compromisso em prover a melhor preparação aos mantenedores da paz do Brasil e de Nações Amigas. O legado deixado pelos meus antecessores é eterna fonte de motivação e orgulho para mim. Meus sinceros agradecimentos. Continuaremos escrevendo a história de sucesso do COpPazNav com o mesmo compromisso e atentos a todas as evoluções dos conflitos armados nos dias atuais”, destacou o responsável pelo COpPazNav, Capitão de Fragata (Fuzileiro Naval) Taets.
Já o Comandante do CIASC, Contra Almirante (Fuzileiro Naval) Paulo Roberto, considera que “O COpPazNav vem desempenhando um papel consistente na projeção da capacidade brasileira de preparar homens e mulheres para atuarem em operações de paz em qualquer lugar do mundo. Entre os diversos casos concretos dessa preparação, menciono com orgulho a Capitão de Mar e Guerra (Cirurgiã-Dentista) Carla Araújo, que participou da Missão de Paz da ONU na República Centro-Africana, atuação que a fez receber o prêmio “Defensora Militar da Igualdade de Gênero da ONU 2019”. Hoje ela se encontra trabalhando na sede da ONU, em Nova Iorque.”
O CopPazNav tem marcado sua trajetória com a qualificação de profissionais para contribuir para a promoção da paz e estabilidade no mundo, por meio da excelência e do comprometimento na preparação de mais de 12.600 brasileiros e brasileiras, militares e civis, e quase 300 militares estrangeiros, oriundos de 47 diferentes países de cinco continentes, reforçando o pioneirismo e o respeito de nossas Forças Armadas no contexto de uma operação de paz e humanitária.