No período de 2 a 5 de novembro foi realizada, virtualmente, a XIV Conferência Naval Interamericana Especializada em Controle Naval do Tráfego Marítimo (CNIE-CNTM), da qual participaram delegações de 10 Marinhas das Américas, o Conselho de Delegados da Junta Interamericana de Defesa, a Área Marítima do Atlântico Sul (AMAS) e a Rede Naval Interamericana de Telecomunicações.
A Área Marítima do Atlântico Sul foi representada pelo Coordenador da Área Marítima do Atlântico Sul (CAMAS), Contra-Almirante Gustavo Calero Garriga Pires, e o Brasil pelo Comandante Local do Controle Operativo (COLCO), Capitão de Mar e Guerra João Batista Barbosa.
A conferência teve o propósito de aperfeiçoar os aspectos doutrinários de Controle Naval do Tráfego Marítimo (CNTM), aprimorar os sistemas de intercâmbio de informações sobre o Tráfego Marítimo entre os países participantes e verificar os ajustes necessários a serem feitos no Plano para a Coordenação da Defesa do Tráfego Marítimo Interamericano (Plano CODEFTRAMI).
Durante o evento, o Comandante do Centro Integrado de Segurança Marítima, Capitão de Mar e Guerra João Batista, realizou uma apresentação com o tema Pesca Ilegal, na qual abordou a Pesca Ilegal não declarada e não regulamentada (INN), provocando o debate no âmbito da conferência, e destacou a forma como a Marinha e as agências nacionais têm trabalhado no combate a essa ameaça. Participaram também do encontro Oficiais do CISMAR, Assessores do CAMAS da Argentina e do Paraguai, além do Oficial de Operações do CAMAS.