A Diretoria de Aeronáutica da Marinha (DAerM), no período de 12 a 14 de maio de 2014, coordenou a demonstração da Aeronave Bell 429 WLG em conjunto com a Empresa Belll Helicopters Textron.
O exercício ocorreu na área da Base Aérea Naval de São Pedro da Aldeia (BaeNSPA) e o objetivo foi levantar informações sobre o desempenho da nova versão da aeronave, com trem de pouso retrátil, para os Estudos de Exequibilidade do Projeto da Aeronave Leve de Emprego Geral (UHP).
O evento contou com a participação e o apoio do Comando da Força Aeronaval (ComForAerNav), da Base Aérea Naval de São Pedro da Aldeia (BaeNSPA) e do Primeiro Esquadrão de Helicópteros de Emprego Geral (EsqdHU-1).
Por ocasião da demonstração, foram realizados voos simulando o perfil de missão Search and Rescue (SAR) e de Transporte de pessoal, vôo IFR (Regras de Voo por Instrumento) com execução de procedimento de descida RNAV (por GPS) e VOR (auxílio Rádio VHF) e verificação de desempenho da Aeronave na situação de falha de um dos motores.
O evento serviu para implementar a quantidade de informações disponíveis sobre as aeronaves existentes na categoria, de forma a possibilitar uma melhor assessoria aos escalões superiores sobre as possibilidades e limitações de cada uma delas, e verificar a que melhor atende aos interesses da Marinha do Brasil.