O Navio-Veleiro “Cisne Branco” realizou, no período de 13 de janeiro a 3 de fevereiro, uma viagem de instrução marinheira, em proveito da formação de Aspirantes dos 2º e 4º anos da Escola Naval.
Na comissão, os 12 aspirantes do sexo masculino e as seis do sexo feminino foram divididos em grupos para participar das manobras de vela, da equipe de navegação, de adestramentos de controle de avarias e das fainas de manutenção e administração do navio. Foram também incumbidos da condução do cerimonial à Bandeira, de briefing de navegação e painel sobre o Porto de Vitória, onde atracou de 20 a 25 de janeiro.
Os futuros oficiais vivenciaram distintas situações a bordo, como fortes ventos, contra e a favor da trajetória do navio, mares revoltos e calmarias, e aprenderam como as dificuldades enfrentadas pela tripulação forjam o verdadeiro marinheiro.
Desde os preparativos para a comissão, foram adotados todos os procedimentos previstos nos protocolos sanitários exigidos para se contrapor à ameaça epidemiológica representada pelo novo coronavírus.