No dia 4 de agosto, três aeronaves dos Esquadrões HU-1 (UH-12 “Esquilo”), HU-2 (UH-15 “Super Cougar”) e HS-1 (MH-16 “Seahawk”) conduziram adestramento de pouso a bordo (Helo Crossdeck) do mais novo navio de assalto anfíbio da Marinha Norte-americana, o USS “America” que, em sua viagem inaugural, efetuou visita ao Brasil entre os dias 5 e 9 de agosto, no Porto do Rio de Janeiro. As operações ocorreram na área de adestramento ao sul da Ilha de Cabo Frio.
Os exercícios foram acompanhados pelo Comandante da Força Aeronaval (ComForAerNav), Contra-Almirante Carlos Alberto Matias, que estava no navio americano. Seu transporte foi realizado por uma das aeronaves orgânicas de rotores reclináveis MV-22 “Osprey”, sendo a primeira vez que este tipo de aeronave operou da Base Aérea Naval de São Pedro da Aldeia. Além do MV-22, o navio também opera com os caças F-35B “Lightning II” e com os helicópteros SH-60S na versão de busca e salvamento (SAR).
A visita do ComForAerNav e as operações aéreas desenvolvidas em conjunto com o USS “America” reforçam a importância da cooperação militar na região, por meio da promoção e fortalecimento das parcerias e operações integradas, entre as Marinhas dos dois países, cuja cooperação se baseia em interesses comuns como segurança marítima e ajuda humanitária na região.