O 1º Esquadrão de Helicópteros de Esclarecimento e Ataque recebeu, em 22 de janeiro, os dois primeiros helicópteros “Wild Lynx”, designados de AH-11B na Marinha do Brasil.
A partir deste momento, será iniciada a fase de montagem e aceitação final das aeronaves, dando prosseguimento a mais uma etapa do contrato com a empresa “Leonardo Marconi Westland” para modernização de oito AH-11A.
Entre os diversos sistemas modernizados, destacam-se a instalação de novos motores CTS-800-4N, Glass Cockpit compatível com Night Vision Goggles, novo sistema tático e de navegação, sistema de autodefesa que inclui lançadores de chaff e flare e novo equipamento MAGE-RWR, os quais possibilitarão um grande salto tecnológico e de conhecimento ao EsqdHA-1.
Após a transferência para o Setor Operativo da Marinha, as duas aeronaves iniciarão o processo de transição dos pilotos, fiéis e mecânicos do EsqdHA-1, os quais necessitarão se qualificar no novo modelo tornando-se aptos para cumprir as diversas missões desta Organização Militar como parte componente do sistema de armas dos Navios de Superfície da Esquadra.
Navio de Apoio Oceânico "Mearim" é aprovado em sua primeira Vistoria de Segurança da Aviação
No dia 8 de janeiro, ocorreu a etapa dinâmica e o encerramento da Vistoria de Segurança da Aviação (VSA) do Navio de Apoio Oceânico (NApOc) "Mearim".
A VSA foi conduzida pela Seção de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos do Comando do 5° Distrito Naval e contou com a participação da aeronave UH-12 do 5° Esquadrão de Helicópteros de Emprego Geral.
O NApOc "Mearim" foi o primeiro Navio de sua Classe a concluir a VSA e, consequentemente, a homologação do meio para operar com aeronaves. Isso o qualificou a desempenhar as funções de Navio de Socorro Distrital, além de aumentar a sua capacidade operativa.