A SELEX Galileo, uma empresa do grupo Finmeccanica, vai participar da Feira LAAD 2011 Defense & Security, como parte da estratégia da companhia de ampliar a sua presença na região e incrementar o desenvolvimento de parcerias com a Indústria Brasileira de Defesa.
Na Europa, a SELEX Galileo é líder em radares AESA (Active Electronically Scanned Array). A empresa oferece um conjunto de radares AESA de controle de tiro e vigilância, voltados para aeróstatos, VANTS, patrulha marítima, interceptação aérea, vários tipos de fiscalização e aviões de combate de todos os tamanhos. A empresa recebe pedidos importantes de várias partes do mundo. A SELEX Galileo tem mais de 50 anos de tradição em radares de controle de tiro, com os tradicionais radares de varredura mecânica em aeronaves, como o Buccaneer e o Sea Harrier. Os mais recentes casos de sucesso em radares de varredura mecânica digitalizada (M-scan) foram o radar Captor para Typhoon (mais de 500 entregues/encomendados) e os modelos Scipio e Grifo para diversos aviões de combate, inclusive os brasileiros AM-X e F-5.
Recentemente, a SELEX Galileo assinou um acordo com a empresa brasileira ATMOS para a criação de um centro de excelência e um sistema de radares aero-embarcados no Brasil, para as tecnologias AESA e M-Scan.
A SELEX Galileo é também a maior fornecedora de Equipamentos de Guerra Eletrônica (EW, na sigla em inglês) e do mais avançado programa multinacional europeu de Guerra Eletrônica: o Sistema de Defesa Aérea (DAS, na sigla em inglês) Typhoon (Pretoriano). Os sistemas e as soluções da empresa para o setor de Guerra Eletrônica podem ser instalados numa ampla variedade de aeronaves de asas fixas ou rotativas, inclusive o Typhoon, Tornado, C-130, L-159, Hawk, Apache, Chinook, Lynx e AW101.
A SELEX Galileo integra, ainda, o Time Apache da Boeing, fornecendo o AGP (Aircraft Gateway Processor). O AGP guarnece o Apache com uma arquitetura flexível e aberta de Equipamento de Sobrevivência da Aeronave (ASE), e oferece vários benefícios às tripulações – inclusive um quadro integrado de ameaças e respostas táticas prioritárias. O AGP é derivado do controlador do Sistema de Defesa Aérea no Sistema HIDAS, testado em combate, que atualmente protege os Apaches do exército britânico em ação, bem como aqueles das forças armadas do Kuwait e da Grécia. A SELEX Galileo fornece também sistemas navais de Guerra Eletrônica, como, por exemplo, o sistema SIREN de despistamento off-board e os sensores VANTS, incluindo a carga (payload) SAGE de Medidas de Vigilância Eletrônica (ESM).
A SELEX Galileo é uma importante fornecedora de soluções integradas de vigilância, que vão da plataforma aérea não-tripulada Falco – único sistema europeu de VANTS exportado até hoje – ao sistema ATOS para missões de vigilância, líder mundial com seus sofisticados sensores. As tecnologias da SELEX Galileo são o estado da arte, e são também modulares, expansíveis e exportáveis, proporcionando a usuários atuais e futuros os benefícios da mais importante tecnologia europeia.
“Estamos ampliando os vínculos estratégicos que desenvolvemos durante vários anos de envolvimento com o Brasil, para expandir nossa presença na região. Temos trabalhado em vários programas importantes, inclusive no fornecimento e integração de nossos radares avançados Grifo de varredura mecânica digitalizada para o F-5 e Scipio para a aeronave de combate AM-X, ambos a serviço da Força Aérea Brasileira”, declarou Gianpiero Lorandi, Diretor de Vendas e Marketing do Grupo. Ele acrescenta: “atualmente, nossos radares equipam duas das principais aeronaves de combate do mundo: o Eurofighter Typhoon e o SAAB Gripen NG, e nosso conjunto de radares de vigilância está em operação nas aeronaves da Guarda Costeira americana e nas aeronaves de patrulha marítima (MPAs, na sigla em inglês) de outros três países. Por isso estamos confiantes na nossa capacidade de oferecer a melhor e mais confiável tecnologia para os programas aéreos brasileiros. Desejamos também cooperar com a ATMOS no desenvolvimento da capacitação interna em radares. Avaliando o quadro geral, vejo o surgimento de várias oportunidades extremamente interessantes, e acredito que a SELEX Galileo esteja na melhor posição para apoiar o crescimento tecnológico do país e desenvolver o espírito de cooperação e parceria necessário em programas para longo prazo.”
No momento, a SELEX Galileo também concentra sua atenção nos programas KC-390 da Embraer, para os quais a empresa tem a intenção de fornecer seus mais novos conjuntos de sensores e autoproteção, em parceria com a Força Aérea Brasileira (FAB), a Embraer e a ATMOS.
Mais informações sobre o Acordo com a ATMOS:
O acordo com a ATMOS, que dá sequência a um recente Memorando de Entendimento (MOU), concentra-se em programas com metas individuais, como o Raven ES-05 AESA para o Gripen Next Generation (NG), e detalha o treinamento, desenvolvimento, a produção e as atividades de apoio que deverão ser desenvolvidas pela ATMOS.
Além do radar AESA Raven ES-05 para o Saab Gripen NG, proposto para o programa FX-2, o acordo abrange também todos os radares do portfólio da SELEX Galileo, inclusive o Seaspray 5000E, os radares de vigilância AESA 7000E e o sistema de radares de vigilância de varredura mecânica (M-Scan) Gabbiano T20.
A SELEX Galileo também considera a possibilidade de criar um hub regional de logística para o programa KC 390, administrado e operado em cooperação com a ATMOS e o grupo de Soluções de Suporte e Serviços da SELEX Galileo, para dar apoio à FAB nas operações do KC 390 e a outros operadores internacionais da América Latina.
Mais informações sobre nossas Soluções de Suporte e Serviços:
A SELEX Galileo fornece Soluções de Suporte e Serviços para uma ampla gama de usos militares e departamentos do governo. A Empresa projeta soluções personalizadas que reduzem custos, melhoram a disponibilidade e reduzem os riscos para o Cliente. Com mais de 50 anos de experiência em serviços, a SELEX Galileo tem forte tradição de suporte à aviônica, consciência situacional e sistemas de proteção para diversas plataformas