Search
Close this search box.

IAI Apresenta a ETOP

 

Rio de Janeiro, Brasil, Abril de 2011 – A Plataforma Elétrica Fixa de Observação da IAI (ETOP) está entrando em uma fase avançada de desenvolvimento. A ETOP é uma plataforma aérea fixa, totalmente alimentada por energia elétrica, que pode ser utilizada para observação, vigilância e outras aplicações.
 
A ETOP faz parte da nova linha de Veículos Aéreos de Flutuação (HAV) da IAI e foi projetada para uma ampla variedade de missões militares, civis e também paramilitares.
 
A silenciosa ETOP adapta-se bem nos teatros de operação terrestre e marítimo, nos quais é necessária uma resposta rápida e de longa duração, incluindo desafios à segurança interna: proteção de infraestruturas críticas ou de fronteiras (terrestres ou marítimas) e também o aumento da segurança em grandes eventos.
 
A ETOP pode ser lançada de uma plataforma marítima, de um veículo terrestre ou de uma estação fixa. O HAV pode carregar até 20 kg de carga útil e operar a uma altitude máxima de 100m apenas acionando-se um botão, o que elimina a necessidade de operador.
 
Dados em tempo real são recebidos diretamente pelos tomadores de decisões, que passam a contar com um quadro situacional a partir de uma ou de várias plataformas.
 
O lançamento rápido e o fluxo de dados para usuários relevantes fazem da ETOP um recurso aéreo essencial. A utilização da ETOP não exige autorização da administração de aviação civil nem alocação de frequência, o que simplifica seu uso em qualquer cenário, civil ou militar.
 
Desde sua apresentação na Eurosatory, em 2010, a ETOP esteve presente em diversas feiras internacionais, tornando-se o centro das atenções.
 
A ETOP combina uma plataforma aérea alimentada por eletricidade e um sistema de solo que inclui os meios para lançamento automático, cabos e uma unidade de gerenciamento da missão. O sistema também é disponível com determinados veículos, equipados com uma plataforma ETOP que pode ser usada com uma ampla variedade de equipamentos para as missões, compatíveis com as necessidades do cliente.
 

Compartilhar:

Leia também
Últimas Notícias

Inscreva-se na nossa newsletter