A AMAZUL, empresa de tecnologia, inovação e gestão do conhecimento que atua nas áreas nuclear e de defesa, estará presente na LAAD Security & Defence 2024, que acontece de 2 a 4 de abril, no Transamerica Expo Center em São Paulo.
Na maior feira de segurança e defesa da América Latina, a AMAZUL apresentará projetos de que participa no Programa Nuclear da Marinha (PNM) e no Programa de Desenvolvimento de Submarinos (PROSUB), além de sua premiada metodologia de gestão do conhecimento.
No PNM, a AMAZUL atua nos projetos para construir, comissionar e operar uma planta nuclear de geração de energia elétrica, totalmente nacional, e para produção em escala industrial do combustível nuclear.
Em relação ao desenvolvimento da planta nuclear, a AMAZUL compartilha com a Marinha a gestão contratual da construção do Laboratório de Geração Nucleoelétrica (LABGENE), protótipo, em terra, do sistema de propulsão do futuro submarino convencionalmente armado com propulsão nuclear (SCPN). O LABGENE será utilizado para validar as condições de projeto e ensaiar todas as condições de operação possíveis para uma planta de propulsão nuclear.
Já em relação ao combustível nuclear, a AMAZUL se prepara para assumir a gestão contratual e operacional de fases do ciclo do combustível nuclear, denominação do conjunto de processos industriais que transformam o urânio no combustível que gera energia nos reatores nucleares. As novas atribuições da AMAZUL envolverão a conclusão, o comissionamento e a operação da Unidade de Produção Piloto de Hexafluoreto de Urânio (USEXA), onde é feita a conversão do minério beneficiado de urânio em gás, e a revitalização do Laboratório de Enriquecimento Isotópico (LEI) e do Laboratório de Materiais Nucleares (LABMAT).
No PROSUB, além de contribuir com o desenvolvimento da Planta Nuclear Embarcada (PNE), seção do SCPN responsável pela propulsão do submarino, a AMAZUL está comprometida com a busca de parcerias para aumentar o grau de nacionalização dos submarinos convencionais e com propulsão nuclear, ajudando a fortalecer a base industrial de defesa.
A AMAZUL também tem como Produto Estratégico de Defesa uma metodologia de gestão do conhecimento que vem sendo implementada, com sucesso, em instalações nucleares ligadas à Marinha e pode ser replicada em qualquer empreendimento, público ou privado, que busque reter, disseminar e proteger o conhecimento. Com a metodologia, AMAZUL está capacitada a prestar consultoria na área de gestão do conhecimento à Base Industrial de Defesa (BID).
Além de gestão do conhecimento e do desenvolvimento de tecnologias voltadas para garantir a soberania brasileira no mar, a AMAZUL também atua no Programa Nuclear Brasileiro (PNB) com projetos para melhorar a saúde e a qualidade de vida da população e proporcionar outros benefícios para a sociedade, tais como geração de energia elétrica, assessoria em transição energética, produção de radiofármacos, conservação e proteção de alimentos e materiais por meio de irradiação, dentre outros.
Com mais de 10 anos de mercado e cerca de 1800 empregados, a AMAZUL entrega ao País tecnologias, conhecimento e recursos humanos capacitados nas áreas nuclear e de desenvolvimento de submarinos, tendo como lema “Tecnologia nacional em benefício da sociedade”.